sexta-feira, 5 de abril de 2013

Might and Magic X - O que esperar?



Quem tem seus 25/30 anos sabe que 3 grandes séries dominavam o nicho de RPG para PCs nos anos 90. A série Ultima, The Elder Scrolls e Might and Magic. Este ultimo foi o pioneiro em misturar elementos medievais com ficção cientifica e o resultado foi muito bom e elogiado. Meu primeiro contato com a série Might and Magic já foi um pouco mais tarde, precisamente em 1999, quando comprei em um supermercado aqui da minha cidade o box econômico do 7. Foi interessante pois entrei no supermercado sem um motivo especial, passei pela sessão de jogos sem nenhuma pretensão de procurar por algum jogo interessante e de repente bati o olho para uma caixa maior do que as outras, mas que de certa forma estava bem escondida no cantinho da prateleira. A capa da caixa do Might and Magic 7 é muito foda, primeiro que é uma arte já utilizada no sistema Dungeons and Dragons e qualquer amante de RPG que visualiza pela primeira vez, logo se interessa e foi o que aconteceu comigo. 



Foi amor a primeira vista e assim segui jogando até a versão 9. A ideia e jogabilidade sempre foram parecidas, sofrendo leves melhoras de uma versão para a outra. Sendo que a 9 houve muitas mudanças não aprovadas pelos fãs o jogo acabou não fazendo o mesmo sucesso dos antecessores. 
Vamos falar do jogo, resumindo você controla um grupo de 4 aventureiros, a movimentação é livre e em primeira pessoa (lembrando doom nesse aspecto), porem durante as batalhas você pode alternar para o modo de turnos, o que deixa as batalhas bem estratégicas. 
O que me fez apaixonar pelo Might and Magic 7 (meu preferido de toda a série) foi a sua pegada bem old school, muitas raças, muitos equipamentos e itens, muitos monstros e sua dificuldade puta desafiadora. Foi um dos jogos que me orgulho de coração por ter finalizado. Foi no 7 também que os produtores tiveram uma grande sacada, com mais ou menos 40% do jogo completado, é apresentado uma quest ao jogador que sua decisão influencia diretamente em seu alinhamento, orientando sua decisão para o lado bom ou para o lado ruim. A decisão escolhida muda também a aparência da tela(ecrã do jogo), jogador que escolher o lado bom tem a sua tela em um tom azul claro lembrando um clima celestial, já os jogadores do lado negro, assumem uma tela escura, lembrando bem o inferno. 


 



O Might and Magic 8 seguiu a mesma ideia do 7, apresentando gráficos melhores e a possibilidade de mudar seu grupo durante a aventura. Particularmente não gostei muito dessa mudança, porque queira ou não você termina se apegando aos integrantes do seu grupo e desfazer-se de um durante a aventura é muito triste, ainda mais que terminar o jogo com o grupo inicial é uma tarefa para poucos...





Este mês tive a noticia surpreendente que o Might and Magic chega em 2013 com o retorno da série, em desenvolvimento pelo Limbic Entertainment, estúdio com funcionários que se assumem "fãs devotos" da franquia, o novo game promete "respeitar a fórmula já conhecida dos RPGs clássicos da série e aperfeiçoá-la com uma série de recursos aprimorados". O game vai ser distribuído pela ubisoft, e todo esse anuncio me deixou eufórico  principalmente por eles deixarem claro em manter tudo aquilo que fez a série ser um sucesso, mas depois da euforia passada, resolvi correr atrás de informações e consegui levantar muitos pontos positivos do próximo jogo, mas algumas coisas tem me deixado preocupado, vamos a elas:


  • Se você assistiu ao trailler acima, que diga-se de passagem é bem curto e além de ser curto pouco se consegue ver do jogo, temos pelo menos duas boas verificações: o grupo de 4 aventureiros continua presente e a visão em primeira pessoa também.
  • Gráfico atualizado para os padrões atuais, mas até por se tratar de um jogo nos padrões old school entende-se que gráficos de ultima geração não se encaixariam com o sistema, logo consigo entender e aprovar como positivo a parte gráfica apresentada.



Bem... É interessante assistir ao segundo video logo acima. Este video foi uma gravação de um gameplay durante a amostra do jogo no estande da ubisoft e aqui apareceram varias coisas que me deixou vamos dizer: "decepcionado"

  • A movimentação não é livre como no 7, 8 e 9. O jogo se limita a 8 direções lembrando muito jogos como Dungeon Master, Eye of the Beholder e até o novo Legend of Grimrock. Tudo bem que isso não é necessariamente ruim, mas eu queria algo bem próximo ao Might and Magic 7 e esta mudança é praticamente um passo para trás.
  • Cadê o inventario peculiar do Might and Magic 7? Eu não quero apenas ver o nome dos equipamentos, quero ver como eles são em dimensão maiores e poder ver também como fica meu personagem usando eles. Pode ser que eu esteja enganado, mas pelo video retiraram o inventario tradicional do Might and Magic e isso foi muito ruim, espero estar enganado.
  • Pelo que me parece as skills e magias já estão presentes na informação do personagem e apenas distribuímos pontos ao passar de level. Note que estou apenas deduzindo pelo que vi no video. Se for isso mesmo é mais um ponto negativo do jogo, no Might and Magic 7 e 8 você precisa encontrar especialistas que te ensinem as skills e magias, e posteriormente encontrar outros para avançar no conhecimento, o que deixava o jogo bem mais difícil  A solução aparentemente utilizada no gameplay do video acima não é de todo ruim, mas convenhamos que não é o estilo might and magic de ser.


Mas não sou tão rabugento ao ponto de só encontrar pontos negativos... Vi muitos pontos positivos nos videos acima. O principal deles é que vamos ter muitas dungeons para explorar, muitos monstros para matar e uma ambientação com luz e sombra bem legal. Comprarei o meu na pré-venda assim que sair, afinal é mais um...        MIGHT AND MAGIC!!!!


Para finalizar informo que Might and Magic X vai ser um exclusivo da plataforma PC e tem seu lançamento previsto para o final do ano de 2013.