quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Albion Online - Análise


Tenho acompanhado Albion Online desde 2015. Apesar de não ter comprado nenhum pacote de fundador enquanto o jogo estava em alpha e posteriormente em beta. Eu me mantinha informado do jogo através de sites e pelo próprio forum da desenvolvedora. E tudo que eu lia me encantava muito. O estilo de jogo e suas propostas me faziam acreditar que quando pronto, seria o mmorpg definitivo para se jogar.


Albion Online é aquele jogo que chama a atenção por ser diferente dos padrões de MMORPG atuais, principalmente pelos coreanos que existem em grande quantidade e com muita similaridade entre eles. Já o Albion Online tem um apelo enorme para jogadores de mmorpg ocidentais que vivenciaram a época de ouro do ultima online e também do tibia. Eu me enquadro nesse tipo de jogador, e acredito que o grande trunfo do albion é exatamente focar na alta penalidade ao jogador que cometer erros e fazer com que sua jornada se torne difícil, mas no final recompensadora.
E aqui são algumas dessas características que fazem o diferencial:
  • Quando morrer, perder todos os seus equipamentos
  • Liberdade para montar seu personagem, você é o que veste
  • Visão de jogo com uma pegada isométrica, porem com modelos em 3D.
  • Economia livre e definida pelos jogadores.
  • Equipamentos craftados em sua grande maioria por players.

E foi com essas premissas que Albion Online foi lançado depois de um longo tempo de espera. Eu não perdi tempo e adquiri o pacote básico por 29,95 dólares e iniciei imediatamente minha jornada no jogo. Diga-se de passagem, o Albion era previsto por muito tempo para ser lançado como free to play (de graça para jogar), o que me preocupava muito, mas no ultimo ano eles mudaram o plano de negócios e colocou o jogo como buy to play(compre para jogar). Foram decisões acertadas no meu ponto de ver, geralmente jogos free to play nos levam para outra forma de negocio que pode estragar toda a diversão, que é o Pay to win(pague para vencer), onde através de negociações internas os jogadores podem com dinheiro real comprar itens e outros objetos que ajudam a ficar mais forte, tornando o vencedor do pvp aquele que gastar mais dinheiro na vida real.


Logo mudar para buy to play foi uma decisão que bati palmas e me fez animar ainda mais com o jogo, mas só foi entrar online após comprar meu pacote básico que comecei a ver que esse método de pay to win estava de certa forma disfarçado em forma de uma outra mecânica que vou relatar agora.
Apesar de comprando um pacote de fundador o jogador ter o direito de jogar o quanto quiser sem pagar mais nada por isso, existe a famosa premium. Onde através de uma mensalidade ou por uma quantidade de gold você pode ter benefícios que te ajudam e muito a progredir no jogo, como por exemplo:
  • Ganhar mais fama (que é uma especie de experiencia dentro do jogo).
  • Coletar mais material do que o normal.
  • Ganhar pontos que ajudam a subir as suas habilidades quando chegar a um determinado ponto.
  • Etc
Apesar de o Albion também permitir que esta premium possa ser adquirida trocando silver (moeda que você ganha dentro do jogo matando monstros) por Gold (moeda dentro do jogo adquirida por dinheiro real). A sensação que passa é que se você não gastar e não manter sua premium você acabará ficando para trás diante dos adversários, fora que o gold pode ser melhor utilizado em outras situações.
Bem, isso é apenas uma opinião, alguns amigos acharam justo e entendo perfeitamente. Mas que é um sistema que quebra um pouco o buy to play em sua totalidade isso ninguém pode negar.


Falando do lado bom do jogo, e aqui podemos falar positivamente por muito tempo, temos os mapas que apesar de serem simples graficamente, são bonitos ao ponto de eu me pegar tirando uma screenshot. São desertos, florestas, cidades e regiões montanhosas, com design caprichado e com monstros bem legais.
As dungeons instanciais chamadas de expedições são perfeitas para conseguir dinheiro jogando solo ou com seus amigos, o fator diversão delas são altas também. Já as dungeons no meio dos mapas sao acessadas por qualquer um e devido a isso se torna uma confusão na tela e uma experiencia final muito ruim, mas isso depende também do horário que você estiver jogando e qual dungeon você está visitando.
O mapa do Albion é tão grande que assusta quando o vemos pela primeira vez, e quando paramos para pensar que não existe teletransporte, cruzar todo o mapa deve ser uma tarefa para horas de jogo. Por falar em mapas, o jogo é dividido por 4 tipos de mapas.
  • Verde - Zona não pvp e se morrer não perde itens.
  • Amarelo - Zona com pvp permitido, mas quem esta sendo atacado tem algumas vantagens sobre o atacante e não se perde itens ao morrer.
  • Vermelho - Zona com pvp livre, morrer aqui perde tudo, mas para efeito de equilibro você pode ver grandes grupos de jogadores a distancia no mapa, ajudando a tomar melhores decisões.
  • Preto - Zona pvp livre, monstros fortes ao extremo, se morrer perde tudo e não existe qualquer ajuda do sistema do jogo. São zonas para jogadores experientes e com bons equipamentos.


Com relação ao craft temos um ótimo sistema, mas que consegue ser realmente cansativo, craftar aqui são para os fortes! Craftar no Albion Online é um cruzamento de habilidade, ferramenta, mapas e grind de recursos. Cada nível acima se torna mais difícil e mais raro os materiais, fora que mesmo com montarias com capacidade elevada para carregar peso, ainda temos que cruzar mapas enormes, se arriscando a morrer para PKs e perder tudo no caminho. E não é só isso, mesmo que você chegue a salvo na cidade, ainda vai gastar uma boa quantidade de dinheiro para refinar os materiais em estacoes de trabalho da guild ou em lojas de jogadores espalhadas pela cidade. Você pode comprar uma ilha e fazer melhorias com estações de refinamento, mas acredite em mim, o tempo e dinheiro para fazer isso é tão grande que a comissão para terceiros termina sendo mais negocio. E tudo isso não é uma critica. Na verdade é algo que faz o diferencial no Albion Online.




Para finalizar, o jogo como tem pouco tempo de lançado e está sendo muito requisitado pelos jogadores, os servidores vivem lotados, com fila para entrar e quedas constantes. Atualmente a desenvolvedora deu mais 7 dias de premium para todos os jogadores como forma de recompensar todos os infortúnios que a comunidade está sofrendo para ter um gameplay digno. Albion Online é um belo jogo, exige muito tempo, é muito punitivo, super hardcore, eu mudaria algumas coisas, mas no final o saldo é muito bom. E isso que importa!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário