segunda-feira, 13 de maio de 2013

NZXT SENTRY 2 - Controlador de FAN


Sabe aquele item que deveria fazer parte de todo computador de alto desempenho, mas pouco se vê em uso nos mesmos? Exato, estamos falando do controlador de fan! Ao longo do tempo da minha vida de pc gamer duas coisas que eu aprendi foram: Todo PC para jogos deve ser bem refrigerado e segundo que não adianta encher o gabinete de coolers se não souber trabalhar a entrada e a saída de ar do gabinete. Agora eu poderia incluir o terceiro aprendizado, que é ter um controlador de fan, pois ajuda a monitorar a temperatura, potencia dos coolers e ajuda também na arrumação dos cabos no interior do PC.
O sentry 2 é sem dúvida o melhor custo beneficio do mercado quando o assunto é controlador de coolers, além de cumprir o que promete, ele também tem um visual arrojado e deixa seu  gabinete ainda mais bonito.


Todos os cabos de alimentação dos coolers se alimentam direto no controlador, que por sua vez tem um cabo único de alimentação na fonte. Outro detalhe interessante é que o controlador aceita os coolers de 3 e 4 pinos, poupando o usuário de adaptadores ou compra de coolers específicos.


Outro ponto forte do controlador Sentry 2 é que ele vem com 5 medidores de temperatura, assim você pode espalhar pelos componentes, como processador, memoria, hd e assim ter a temperatura exata de cada um. Fora que pode programar a potencia de  ventilação de acordo a determinada temperatura atingida. Os coolers ficarão em força máxima quando o gabinete estiver fervendo enquanto joga ou em potencia minima enquanto apenas acessa a internet ou faz seus trabalhos de faculdade, tudo isso com poucos toque na sua tela.



Toques na tela? isso mesmo, o Sentry 2 é todo operado por touch screen e adianto que não é aquele touch screen vagabundo que vemos por ai não. A resposta do toque é bem legal, fora que no escuro a beleza do painel se torna um show a parte!



Pouco se tem para falar do NZXT Sentry 2. Podemos dizer que é o tipo do produto que promete, faz e custa muito pouco comparado a sua real utilidade. Pode ser encontrado na internet ou lojas de informatica por menos de R$ 180,00. Com todos esses pontos positivos a única coisa que posso fazer é recomendar para todos aqueles que querem de alguma forma melhorar a ventilação do pc, controlar temperaturas e deixar seu gabinete muito mais bonito.


Fica aqui um elogio para NZXT a fabricante que conseguiu colocar no mercado um produto diferenciado e de extrema qualidade. Coisa difícil no mercado de informatica hoje em dia.


Para finalizar vamos a velha comparação Brasil x Resto do Mundo, este controlador custa lá fora apenas 29 dólares  Se eu considero o sentry 2 barato aqui em terras tupiniquins, imagine lá fora. Mas esta é a nossa realidade, pagar 6 vezes mais que os gringos e o pior é saber que 70% desse valor são impostos que nunca são revertidos para a sociedade. Mas encerro por aqui, fica chato reclamar da mesma coisa sempre, ainda mais quando no fundo sabemos que com a atual politicagem brasileira, a tendencia disso tudo é só piorar.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Raidmax Cobra - Análise



Vamos lá, eu estava empolgado com o gabinete Raidmax Cobra, tudo que eu tinha lido a respeito fazia dele o gabinete ideal. Mas quando ele chegou e coloquei a mão na massa percebi que eu estava bem enganado. Calma, ele é um ótimo gabinete e continua sendo um bom custo beneficio ao lado do meu antigo Blue Eye, o problema do Cobra é dizer que faz e na hora de cumprir percebemos os erros graves de projeto. Vou explicar por etapas:

  1. O cable manager dele funciona, mas existe erros cruéis  primeiro que ele não dá um espaço para passar o cabo de energia do processador no canto superior esquerdo da placa mãe, o resultado é que mesmo passando o cabo por trás, ainda sim tem que entrar pela direita e passar por cima do cooler do processador. Eu fiquei puto e esqueci o cable manage desse cabo e passei da forma convencional, apenas colocando no cantinho como mostra a imagem 01.
  2. Outro erro grave de projeto, na parte inferior do gabinete existe o lugar da fonte de energia e um espaço para colocar um cooler adicional. Comprei um cooler de 120mm e coloquei, o problema é que na hora de colocar os cabos de energia da fonte percebi que eu tinha que escolher entre o cooler ou os cabos (já sabem o que eu escolhi não é?) Terminei que coloquei de forma torta o cooler (imagem 02) só para não ter que retirar o danado. Custava a raidmax colocar um espaço maior entre o cooler e a fonte???
  3. O cable manage do gabinete de certa forma funciona, mas aqui encontrei outro problema, os cabos de energia da minha fonte (seventeam 750w) são até longos mas para o cable manage do gabinete terminou que ficaram curtos, eles terminavam encaixando no limite. Acredito que este foi um dos motivos para ter acontecido mais um problema, após fechar a maquina e ligar, a cpu ligava, cooler do processador e fonte também, porem eu não tinha vídeo e alguns segundos depois ela desligava e ligava reiniciando todo o processo novamente. Não era temperatura pois medi e estavam normais, acredito que foi um curto ou algum cabo que por estar encaixado no limite não dava corrente suficiente.
Resumindo? Retirei a maioria dos cabos colocados por trás da CPU e coloquei do jeito convencional e bingo, o pc voltou a ligar normalmente. Vamos ver até quando...

No geral minha mesa ficou mais bonita com o raidmax cobra, mas os problemas de projeto do gabinete fizeram eu ficar bem puto com a marca e o sonhado cable manager foi para o ralo...


Imagem 01

Imagem 02

Imagem 03

Imagem 04

Imagem 05