sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Life is Feudal: your own - Será que tem futuro?



Uma das minhas rotinas diárias é dar uma passadinha no steam e conferir a lista dos jogos mais vendidos. Volta e meia aparece ótimos jogos no topo, seja motivado pelo seu lançamento ou por uma promoção imperdível e foi assim que fiz algumas compras certeiras, mas outras nem tanto. Semana passada em uma dessas visitas vi um jogo que me chamou a atenção. Batizado de Life is Feudal: your own, é mais um jogo indie no modo de compra acesso antecipado, uma modalidade de compra que não gosto muito, já que recentemente tivemos muitos casos de desenvolvedores que receberam uma bolada de dinheiro e abandonaram o projeto, deixando aqueles que investiram e acreditaram no projeto decepcionados. Mas o acesso antecipado tem se fortalecido com o tempo pois não são todos os desenvolvedores que fazem sujeira e também a muita gente tem pago por esses jogos mesmo sem se importar como tudo vai acabar.



Como eu dizia, eu vi o jogo em segundo entre os mais vendidos, dei uma lida rápida no resumo e onde os desenvolvedores gostariam de chegar, olhei também as screenshots e após isso, me bateu a vontade de pagar para ver, mas o valor me assustou... Está atualmente saindo por R$ 72,99. Preço extremamente salgado para um projeto de jogo, mas só de saber que os caras tem como motivação criar um game que tem como inspiração uma fusão do melhor do Mount and Blade, Minecraft e Day Z, me fez tirar o escorpião da carteira. 
O jogo não tem um objetivo declarado. Sua meta é criar uma civilização, plantar, colher, minerar, construir, criar uma fortaleza e junto com seus amigos fazer aquela civilização acontecer. Para isso cada um deve investir em uma profissão e a união de todos vai resultar no sucesso da comunidade criada. Lógico que com o tempo, dentro do jogo, vão se formar grupos e segundo os desenvolvedores estes grupos de jogadores devem começar a entrar em conflito um com os outros para tomar posse de recursos que tendem a ficar mais escassos com o tempo.



Não quero ser sacana ao ponto de começar a traçar problemas de um jogo que ainda está em alpha, mas vou citar aquilo que eles devem melhorar de forma imediata para que possa prover no minimo um gameplay satisfatório. Abaixo estão as melhorias que provavelmente eles já devem está trabalhando para resolver:

  • Na página do Steam as screenshots são lindas, mas quando entrei no jogo percebi que ele está extremamente mal otimizado, ao ponto da minha maquina (Intel I7, 18 gigas de memoria DDR3, Placa 760 GTX overclocked de fábrica da EVGA) pedir para chorar quando setei o gráfico no máximo, sendo assim nem posso tecer comentários sobre como esse jogo deve rodar no full graficamente.
  • O sistema de craft é interessante, mas extremamente lento, lembrando jogos antigos como ultima online, parecemos ter de abdicar da nossa  vida real para se dedicar exclusivamente ao jogo se quisermos chegar longe, e o pior é que no final o máximo que você vai ter feito de bom é um barracão dos mais simples. Antes que alguém venha criticar, a maioria dos servidores de teste, já estão com variáveis de craft setadas para mais tempo de progresso, o que faz com que você aprenda mais rápido, mas não será essa a realidade que encontraremos nos servidores oficiais.
  • Necessidade extrema de cooperação. Pode ser estranho colocar isso como um ponto a ser analisado, mas diferente de tantos jogos de craft, o Life is Feudal te obriga a procurar pessoas que possam junto com você ter a meta de construir algo, se você quiser criar por exemplo um castelo, com cercas, torres, etc... mas quer fazer tudo isso sozinho, desista! com certeza você vai perder a paciência rapidamente.
  • Batalha extremamente bugada e com movimentos ainda a melhorar. Eu por exemplo fiz um machado e tentei matar um lobo com ele. Foi a coisa mais frustante que fiz ultimamente em jogos eletrônicos. Eu não sabia quando estava batendo, nem quando estava recebendo algum dano. Os movimentos são feios e até o momento pessimamente animados. Quando vi que perderia a briga com o lobo, simplesmente sai andando, olhei para trás e o lobo me olhava parado com cara de que nem ele sabia o que tinha acontecido.
  • Por enquanto não tem customização de personagem, falta melhorar os elementos informativos da tela (a barra da fome por exemplo, eu só descobri do que se tratava quando comi algo e vi crescer), falta melhorar também os modelos 3D dos personagens, a movimentação deles, a interação deles com o mapa, etc... Tudo isso é perfeitamente compreensível se tratando de um jogo em alpha.



E você deve se perguntar se vale a pena investir dinheiro no jogo, será que ele tem futuro mesmo? Eu como um usuário que comprei e testei bastante, tentarei com um olhar mais critico dizer o que acho de tudo isso.
Partindo da proposta da desenvolvedora que quer colocar o jogo para ser extremamente cooperativo e quer permitir servidores extremamente cheios, eu já tenho uma ideia do que vai acontecer. 
Nesse caso, podemos esperar mais um rust, mais um infestation, mais um day z. Onde jogadores que iniciarem junto com o servidor terão mais força que os novatos e vão manipular ao ponto de novatos serem aniquilados rapidamente. Se eles não criarem uma maneira de permitir o pvp em situações especificas para tal, vai ser extremamente decepcionante jogar o life is feudal. 
Outro problema grave é o fato de que você pode influenciar em construções de outros jogadores, então imagine você ter um trabalho imenso, passar dias e dias construindo seu vilarejo, e ai depois que desconectar e voltar no dia seguinte, vai ter a triste realidade de saber que algum jogador troll chegou la e destruiu tudo. Isto não é uma certeza de antecipação de fatos, é apenas uma analise baseada em outros jogos que tentaram fazer o mesmo e falharam. Cabe aos desenvolvedores do life is feudal nos apresentar algo novo nesse sentido, se não já podemos esperar mais do mesmo. É preciso principalmente focar na criação de regras que permitam que um jogador troll não acabe com a diversão de quem quer se divertir.


Em resumo, se você é um jogador que quer apoiar o projeto dos caras, fechar os olhos para problemas, tem dinheiro sobrando e não se incomodaria de no futuro quebrar a cara se tudo der errado, pode ser que este jogo seja para você. 
Fora isso acredito que seja melhor esperar, talvez nos próximos meses tenhamos boas ou más noticias sobre o Life is Feudal, e ai poderemos apostar realmente em um sucesso ou em mais um jogo que tentou fazer algo diferente mas que foi destruído seja por jogadores que adoram estragar os jogos online ou desenvolvedores que apenas querem seu dinheiro e depois desaparecem do mapa.



terça-feira, 23 de setembro de 2014

Senhor dos Aneis - Card Game - Unboxing e Curta Análise.



Para quem não sabe, se bem que a noticia já é velha, a galápagos jogos lançou final de 2013 o Senhor dos Anéis - Card Game. É um jogo de cartas cooperativo e bem legal, para 1 ou 2 pessoas, podendo jogar até 4 pessoas se você adquirir duas caixas básicas.
Primeiro quero deixar aqui meus parabéns para a galápagos jogos que ultimamente tem trazido para o mercado nacional vários board games de sucesso internacional, eu que sempre fui fã e andava meio desacreditado de ver este meu hobbie voltar a fazer parte do cotidiano, agora tenho uma esperança bem maior. O lado ruim é que estou gastando uma nota com esses jogos, como por exemplo o zombicide que terminei comprando as 2 caixas básicas e expansão que também é distribuido aqui no Brasil pela galápagos jogos.


Manual do Jogo!

Já o Senhor dos Anéis - Card Game eu conhecia a versão americana mas nunca tive o desejo ou interesse de comprar. Porem nas leituras cotidianas que faço pelos forums sobre o tema na internet, vi boas recomendações do jogo por parte de muitos jogadores e como eu não possuía nenhum jogo cooperativo de cartas resolvi apostar.
Comprei pelo site da galápagos, o produto foi enviado rapidamente, porem demorou uma eternidade para chegar em minha casa graças aos correios que praticamente extraviou o produto (olha que paguei sedex), mas depois de algumas reclamações com os correios e também com o sac da galápagos (ponto aqui para a atenção que tiveram comigo para tentar resolver o problema, se propondo inclusive a mandar outro jogo se o correio não resolvesse o problema de forma rapida), acabou chegando a caixa aqui e em ótimo estado (ufa!!)
Abaixo está o vídeo que coloquei no youtube com o unboxing da caixa:




Como comprei o jogo a pouco tempo, ainda não tive a oportunidade de jogar com algum amigo, até porque as regras são cheias de detalhes, você tem que dedicar algum tempo para que seu parceiro consiga entender completamente a mecânica do jogo e não é todo mundo que tem essa paciência. Mas fiz várias partidas solo e posso dizer que o jogo é muito bom, mas igualmente difícil, o que exige realmente que você pare e pense bastante para montar decks direcionados para cada tipo de aventura. 
Mas acredito que o jogo fica menos complicado se jogar em cooperação com algum amigo. Percebi que o manual do jogo é um pouco confuso também, apesar de bem ilustrado a dinâmica que ele usa para passar as regras poderia ser mais enxuta e direta, então a dica que posso dar aqui é assistir ao Jack Explicador que fez recentemente um video com o setup do jogo na mesa e com a apresentação de uma partida solo para exemplificar como o jogo funciona. Foi através dele que descobri que fazia por sinal algumas jogadas erradas in game. Segue o link do primeiro video dele abaixo:




Vamos falar agora da qualidade do material. Eu que tive contato com a versão americana posso dizer que a versão da galápagos está perfeita, quase imperceptível se é que existe alguma diferença se comparado com o modelo vendido nos estados unidos. Aliás minto, achei que as cartas brasileiras tem até mais brilho que a americana, o que termina sendo até um ponto positivo na comparação. O manual e tokens também estão bem impressos e resistentes, como é de costume em jogos da fantasy flight.


Cartas com uma qualidade impressionante

Mas tenho uma reclamação. Eu senti falta de uma caixa preparada para guardar as cartas e tokens. Se você não providenciar uma caixinha ou plastico para guardar as cartas, vai ter que deixa-las soltas dentro caixa, o que provoca uma bagunça enorme, perda de tempo toda vez arrumando-as para uma nova jogatina, fora que corre o risco de danificar as cartas no transporte. Falo isso pois o jogo de cartas também cooperativo chamado pathfinder fez uma caixa pensada nisso, e faz até mais, deixa espaço para guardar as aquisições de futuras expansões, coisa que a caixa tanto brasileira, como americana do senhor dos anéis card game não pensou em fazer.

Um ótimo LCG!

Vamos agora falar do jogo. Ele se resume em coletar recursos, descer cartas na mesa, explorar e matar monstros afim de cumprir a missão antes que o contador de ameaça alcance a marca de 50. Antes disso você deve escolher seus heróis e montar seu deck ou já utilizar um deck pronto. Cada deck tem uma esfera especifica, elas são: Liderança, Espírito, Conhecimento e Tática. E o jogo fica realmente interessante quando começamos a misturar cartas dessas esferas em um único deck, possibilitando combos fortes, mas tome cuidado porque misturar esferas faz com que o ato de descer cartas na mesa se torne mais complicado, já que os recursos coletados a cada turno pelos heróis representantes das esferas só permite que utilizem esses recursos para descer cartas das esferas correspondentes. Parece complicado não é? Mas basta 2 ou 3 jogos para você sacar a rotina de turnos do jogo e começar a traçar estrategias para sair vitorioso. 


Gandalf é uma das cartas mais desejadas do jogo!

E já que falamos de expansão mais acima, fica aqui um outro ponto positivo para a galápagos jogos (Parece até que estou ganhando algo com isso haha) que já lançou 4 expansões para o jogo no Brasil, e já tem previsão de lançar todas elas até o final do ano, o que vai totalizar em 6 expansões para deixar seu jogo ainda mais longo, cheio de alternativas de montagem de deck e com um fator replay considerável. As expansões vem com mais missões, localidades, monstros, heróis e aliados, se você realmente gostou do jogo, não tenha medo achando que as expansões são apenas mais um caça níquel, pois vale cada centavo investir nelas.


Expansões tornam o jogo ainda melhor!

O jogo está saindo por R$ 159,90 diretamente no site da galápagos, mas uma dica que posso dar é pesquisar em sites de revendedores como a livraria cultura, que volta e meia coloca os jogos com alguma promoção, por exemplo já vi o mesmo box sendo vendido lá por R$ 140,00. Já a expansões estão saindo por R$ 39,90, preço salgado principalmente se compararmos com o box básico, mas infelizmente estamos no Brasil e não duvido que mais de 50% deste valor seja de impostos...


Ilustrações maneiras!
Offtopic - O assunto aqui não  tem haver com o jogo Senhor dos Aneis Card Game, mas descobri hoje que pathfinder card game, está sendo trazido pela devir para o Brasil até o final do ano. O pathfinder é considerado um concorrente do Senhor dos Aneis LCG, mas eu não vejo por esse lado, já que no Pathfinder tem mecanicas a mais como evolução de personagem, uso de dados e narrativa mais aprofundada. Por sinal prometo fazer um unboxing e comentar também sobre o jogo. Nos vemos por aqui!