segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Quest Lord - Análise - IOS



Basta dar uma lida no blog para se ter uma ideia do quanto que eu sou viciado em jogos de exploração no estilo do saudoso Dungeon Master. E exatamente por curtir tanto jogos deste tipo que fico pesquisando por projetos e lançamentos tanto para PC como para celular na internet. Volta e meia termino descobrindo coisas boas, jogos realmente detalhados com este tema, principalmente para iphone. Por sinal comentei alguns deles aqui em posts passados como o The Quest e o Undercroft.
Desta vez descobri mais um joguinho no mesmo estilo, mas se os dois exemplos que comentei acima se tratam de jogos extremamente detalhados e com muita profundidade, este que vos trago agora vai no caminho contrario, trazendo uma aventura bem leve, com poucas regras, mas igualmente divertido. Se trata do Quest Lord.



O jogo foi desenvolvido este ano por Eric Kinkead que já trabalhou em grandes publishers dos Estados Unidos e agora tem apostado neste nicho de jogos para celular. O game foi desenvolvido usando o Corona que é uma SDK que tem crescido muito ultimamente no desenvolvimento de games mobile. O joguinho tem gráficos retrô, a movimentação é limitada, a diversidade de ambientes não é variada e a quantidade de equipamentos nem é lá essas coisas, mas o jogo é muito legal e não me pergunte por qual motivo, jogue e de repente você estará horas em frente ao celular sem nem perceber.




O game está disponível na App Store (Iphone) e no Google Play (Android) e infelizmente não é de graça. Você vai ter que desembolsar 1,99 dólares. Tudo bem que não é um preço legal, ainda mais quando sabemos que existe o Undercroft por exemplo free na mesma loja, mas termina valendo para quem é fã do estilo e quer de alguma forma incentivar desenvolvedores que nos tempos atuais ainda se arriscam investindo tempo e conhecimento para criar jogos assim.


As dicas iniciais que posso passar para vocês são:
  • Compre uma espada melhor que a sua no ferreiro logo na primeira cidade e faça isso ao longo do jogo sempre que tiver dinheiro e itens melhores para comprar.
  • Fale com todos os npcs e pegue todas as quest possíveis, não se preocupando quando deverá completa-las.
  • Se não possuir ataque a distancia, espere o monstro se aproximar e você terá sempre a iniciativa no combate.
  • Algumas vezes podemos perceber monstros em quinas de paredes das dungeons, quando isto acontecer, mova para traz e para frente até que ele saia e tente te seguir.
  • O jogo pode ser salvo saindo para o menu e oferecendo oferendas para as estatuas.
  • Use o mapa, é a melhor forma para não se perder.
  • Ao passar de level você pode distribuir pontos, sendo Bravery sua força/poder de ataque, Cunning é sua defesa e chance de evadir dos golpes e Knowledge que é seu conhecimento para lançar magias.
  • As magias são encontradas espalhadas pelo reino, por isso é importante sempre explorar todos os cantos do mapa.



Para finalizar, é importante lembrar que a simplicidade é sempre bem vinda, fazendo do Quest Lord um dos poucos jogos estilo Dungeon Master que você pode jogar rapidamente em uma fila de banco ou esperando uma consulta no médico, já que a trama é simples, os npcs tem diálogos curtos e o combate é muito divertido.