sábado, 26 de agosto de 2017

Senhor dos Anéis Online - Lord of the Rings Online


Lembro que logo que começou a febre de mmorpgs aqui no Brasil, eu ficava no site do mmorpg.com lendo sobre cada jogo lançado e muitos deles eram com mensalidades em dolar, o que na época era uma utopia total para mim. Então só me restava sonhar e ficar vendo fotos e videos. The Lord of the Rings era um desses mmorpgs que eu ficava 'namorando', porem só vim experimentar o jogo muito tempo depois, mais ou menos em 2010 (quando ele ficou free se não me engano), porem após jogar um pouco percebi que ele contava com os gráficos já datados e devido a melhores lançamentos na época, terminei deletando logo em seguida de testar.


Já este ano de 2017 enquanto eu navegava no catalogo de jogos do steam, me deparei novamente com o The Lord of the Rings Online, só que dessa vez as screenshots do jogo no steam mostravam uma aparente melhora gráfica e aliado com a saudade de eu jogar um mmorpg me fez ter a curiosidade de baixar novamente. Terminei re-descobrindo um jogo melhorado e muito legal de jogar.



Engraçado que enquanto eu baixava o game pelo steam, fui pesquisar no youtube para verificar como andava o jogo atualmente, e encontrei vários videos de pessoas o criticando negativamente. Juro que por alguns momentos pensei em cortar o download no meio e desistir de uma vez. Mas terminei insistindo, fiz todo o download e quando abri o launcher pela primeira vez recebi uma mensagem informando que existia um pack de texturas melhoradas e se eu desejava baixar. Prontamente  aceitei e isso fez com que ocorresse um novo download de aproximadamente 5 gigas, mas que compensou muito e que vou falar a respeito mais para frente.



Um fator importante para jogar The Lord of the Rings Online é antes de tudo ser fã da obra de tolkien, e digo isso porque basicamente tudo no jogo fica mais legal quando se tem na memoria passagens dos livros e dos filmes. Não que o jogo deva ser jogado apenas por quem conhece a obra, mas que visitar regiões descritas nos livros e encontrar personagens importantes faz com que cada exploração seja recompensada com muita lore. O fato do jogo se apoiar em mecânicas já saturadas em jogos mmo podem afastar alguns que buscam por novidades, mas o tema Senhor dos Aneis é tão cultuado aqui no Brasil que termina sendo uma porta de entrada e um meio dos fãs manterem o interesse pelo jogo que completa 10 anos em breve. Cabe ressaltar que apesar de não ter novidade nas mecânicas, todas elas são executadas de forma perfeita, o que se torna um ponto extremamente positivo.



O Senhor dos Anéis Online é um jogo gratuito, porem dinheiro pode ser usado para comprar conteúdos como expansões, skills, quests, etc... Essa moeda é chamada de lotro points, e podemos coleta-las também dentro do jogo de forma gratuita, apenas fazendo algumas missões chamadas de deeds, logo, boa parte do conteúdo pago pode ser liberado apenas ralando um pouco. A deeds geralmente são missões de grind, como por exemplo: mate 60 aranhas e colete 10 lotro points e assim por diante. Estas missões são limitadas em cada região dentro do game. Conheço pessoas que disseram não ter gasto nem 1 centavo no jogo e ter liberado praticamente todos os conteúdos apenas fazendo as famosas deeds. Eu particularmente odeio fazer grind, logo pessoas como eu, podem apenas comprar as expansões quando chegar sempre no limite do jogo. Com as expansões o jogador prossegue na historia, recebe novas missões e muito mais conteúdo. Geralmente as expansões incluem novas regiões como moria, isengard, mordor, etc...
O jogo também tem as famosas Epic Battles que são instancias criadas para os jogadores participarem dos momentos mais importantes da obra, algumas podem ser jogadas sozinhas ou em grupos e o jogo cresce muito nesses momentos. Vocês podem por exemplo participar do momento em que a sociedade do anel ingressa nas minas de moria e enfrentam o poderoso balrog.


Temos uma surpresa em Lord of the Rings Online já na criação de personagem, pois só podemos escolher entre 4 raças: Humanos, Elfos, Anões e Hobbits. Com isso o jogo deixa definido que não teremos um pvp aberto nos mapas, pois todos os players estão do mesmo lado, que é o bem contra as forças do mal de Sauron. Mas existe sim um pvp no game, porem ele é instancial, onde players acima do nivel 10 podem criar um monstro de level 50 imediatamente e atacar players do lado do bem em um mapa próprio para o pvp, mas tem um detalhe, os players que desejam jogar no lado do bem neste modo tem que possuir o vip (uma especie de mensalidade com benefícios no lotro), em resumo é um modo para saciar os amantes de pvp, mas o grande fato é que o Senhor dos Anéis Online é um jogo muito mais cooperativo do que competitivo em seu DNA.


E o jogo se passa antes, durante ou depois dos livros? Bem, ele se passa no período descrito nos 3 livros, exatamente quando frodo parte do condado com os outros hobbits. Por sinal a cada momento que você evolui na main quest, cut scenes (datadas diga de passagem) aparecem e contam o enredo dos livros, colocando você como parte dele e isso é legal demais! Fora a main quest, temos milhares de side quests que fazem com que o jogador sempre tenha o que fazer e coloca coisa para fazer nisso. Você passará horas em uma mesma região se quiser fazer todas as quests propostas.
E lembra que falei mais acima do pacote de texturas que o instalador oferece para instalar quando abrimos o jogo pela primeira vez? Pois bem, recomendo muito a instalação, eu que tinha na memoria o jogo com as texturas antigas, realmente fiquei impressionado como melhorou com este novo pacote. Fiquei várias vezes admirando algumas regiões. Bree por sinal é uma região tão bonita que enchi meu HD com screenshots! Porem os menus do jogo estão lá como eram em 2008 e como eram feios viu? O mapa do jogo mesmo é uma  amostra dessa disparidade do velho para o novo.



Outro ponto legal do Lord of the Rings Online é o craft. Aqui craftar não é cansativo e consegue recompensar o jogador rapidamente, por exemplo, eu escolhi no jogo fazer tayloring, que é a confecção de armaduras leves e médias. Fiz uma capa e ela saiu tão boa que usei por um bom tempo no inicio do game. Nunca tinha visto em um jogo com um craft tão legal e compensador como no Lord of the Rings Online.
Mas nem tudo é perfeito. O Lotro tem basicamente 2 pontos fracos no meu ponto de vista. O primeiro é a queda constante de fps mesmo em maquinas potentes, o que comprova a má optimização, mas pode ser melhorado se instalar o jogo em um SSD, fiz isso e as quedas de fps diminuíram bastante. É um problema que chega a ser irritante e só acontece em áreas abertas. Acredito que é um problema que nunca vão resolver, afinal como eu disse e repito, o jogo já tem 10 anos.



Outro problema não é do jogo em si, mas vou colocar como um ponto negativo mesmo assim. O jogo não tem uma base grande de players comparado a outros jogos do gênero. Logo encontrar pessoas para fazer as mesmas quests que você, não será nem um pouco fácil. Mas se você tiver amigos, terá no The Lord of the Rings Online, um ótimo mmorpg para se divertir por muito tempo.
E aqui vai uma dica. Se você jogar e se interessar por comprar as expansões, saiba que elas podem ser compradas por link direto no steam. Aqui vai um exemplo de economia de comprar elas pelo steam. Uma expansão apenas direto no site do desenvolvedor custa em média U$ 29,00. No steam temos um pacote com 4 expansões por R$ 69,00. Eu comprei e deu tudo certo, após processar o pagamento você recebe através da biblioteca de jogos do steam um código que pode ser resgatado dentro da loja do lotro no menu do game.
Recomendo o jogo! E se tiver interessado em testar, crie seu personagem no servidor Arkenstone que é o servidor com a maior comunidade de brasileiros dentro do game. Atualmente tem duas grandes kinships (guilds) de brasileiros e ambas recebem novos players com as portas abertas. 



Links para comprar as expansões pelo steam:

http://store.steampowered.com/sub/18483/
http://store.steampowered.com/sub/32781/
http://store.steampowered.com/sub/32775/

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Albion Online - Análise


Tenho acompanhado Albion Online desde 2015. Apesar de não ter comprado nenhum pacote de fundador enquanto o jogo estava em alpha e posteriormente em beta. Eu me mantinha informado do jogo através de sites e pelo próprio forum da desenvolvedora. E tudo que eu lia me encantava muito. O estilo de jogo e suas propostas me faziam acreditar que quando pronto, seria o mmorpg definitivo para se jogar.


Albion Online é aquele jogo que chama a atenção por ser diferente dos padrões de MMORPG atuais, principalmente pelos coreanos que existem em grande quantidade e com muita similaridade entre eles. Já o Albion Online tem um apelo enorme para jogadores de mmorpg ocidentais que vivenciaram a época de ouro do ultima online e também do tibia. Eu me enquadro nesse tipo de jogador, e acredito que o grande trunfo do albion é exatamente focar na alta penalidade ao jogador que cometer erros e fazer com que sua jornada se torne difícil, mas no final recompensadora.
E aqui são algumas dessas características que fazem o diferencial:
  • Quando morrer, perder todos os seus equipamentos
  • Liberdade para montar seu personagem, você é o que veste
  • Visão de jogo com uma pegada isométrica, porem com modelos em 3D.
  • Economia livre e definida pelos jogadores.
  • Equipamentos craftados em sua grande maioria por players.

E foi com essas premissas que Albion Online foi lançado depois de um longo tempo de espera. Eu não perdi tempo e adquiri o pacote básico por 29,95 dólares e iniciei imediatamente minha jornada no jogo. Diga-se de passagem, o Albion era previsto por muito tempo para ser lançado como free to play (de graça para jogar), o que me preocupava muito, mas no ultimo ano eles mudaram o plano de negócios e colocou o jogo como buy to play(compre para jogar). Foram decisões acertadas no meu ponto de ver, geralmente jogos free to play nos levam para outra forma de negocio que pode estragar toda a diversão, que é o Pay to win(pague para vencer), onde através de negociações internas os jogadores podem com dinheiro real comprar itens e outros objetos que ajudam a ficar mais forte, tornando o vencedor do pvp aquele que gastar mais dinheiro na vida real.


Logo mudar para buy to play foi uma decisão que bati palmas e me fez animar ainda mais com o jogo, mas só foi entrar online após comprar meu pacote básico que comecei a ver que esse método de pay to win estava de certa forma disfarçado em forma de uma outra mecânica que vou relatar agora.
Apesar de comprando um pacote de fundador o jogador ter o direito de jogar o quanto quiser sem pagar mais nada por isso, existe a famosa premium. Onde através de uma mensalidade ou por uma quantidade de gold você pode ter benefícios que te ajudam e muito a progredir no jogo, como por exemplo:
  • Ganhar mais fama (que é uma especie de experiencia dentro do jogo).
  • Coletar mais material do que o normal.
  • Ganhar pontos que ajudam a subir as suas habilidades quando chegar a um determinado ponto.
  • Etc
Apesar de o Albion também permitir que esta premium possa ser adquirida trocando silver (moeda que você ganha dentro do jogo matando monstros) por Gold (moeda dentro do jogo adquirida por dinheiro real). A sensação que passa é que se você não gastar e não manter sua premium você acabará ficando para trás diante dos adversários, fora que o gold pode ser melhor utilizado em outras situações.
Bem, isso é apenas uma opinião, alguns amigos acharam justo e entendo perfeitamente. Mas que é um sistema que quebra um pouco o buy to play em sua totalidade isso ninguém pode negar.


Falando do lado bom do jogo, e aqui podemos falar positivamente por muito tempo, temos os mapas que apesar de serem simples graficamente, são bonitos ao ponto de eu me pegar tirando uma screenshot. São desertos, florestas, cidades e regiões montanhosas, com design caprichado e com monstros bem legais.
As dungeons instanciais chamadas de expedições são perfeitas para conseguir dinheiro jogando solo ou com seus amigos, o fator diversão delas são altas também. Já as dungeons no meio dos mapas sao acessadas por qualquer um e devido a isso se torna uma confusão na tela e uma experiencia final muito ruim, mas isso depende também do horário que você estiver jogando e qual dungeon você está visitando.
O mapa do Albion é tão grande que assusta quando o vemos pela primeira vez, e quando paramos para pensar que não existe teletransporte, cruzar todo o mapa deve ser uma tarefa para horas de jogo. Por falar em mapas, o jogo é dividido por 4 tipos de mapas.
  • Verde - Zona não pvp e se morrer não perde itens.
  • Amarelo - Zona com pvp permitido, mas quem esta sendo atacado tem algumas vantagens sobre o atacante e não se perde itens ao morrer.
  • Vermelho - Zona com pvp livre, morrer aqui perde tudo, mas para efeito de equilibro você pode ver grandes grupos de jogadores a distancia no mapa, ajudando a tomar melhores decisões.
  • Preto - Zona pvp livre, monstros fortes ao extremo, se morrer perde tudo e não existe qualquer ajuda do sistema do jogo. São zonas para jogadores experientes e com bons equipamentos.


Com relação ao craft temos um ótimo sistema, mas que consegue ser realmente cansativo, craftar aqui são para os fortes! Craftar no Albion Online é um cruzamento de habilidade, ferramenta, mapas e grind de recursos. Cada nível acima se torna mais difícil e mais raro os materiais, fora que mesmo com montarias com capacidade elevada para carregar peso, ainda temos que cruzar mapas enormes, se arriscando a morrer para PKs e perder tudo no caminho. E não é só isso, mesmo que você chegue a salvo na cidade, ainda vai gastar uma boa quantidade de dinheiro para refinar os materiais em estacoes de trabalho da guild ou em lojas de jogadores espalhadas pela cidade. Você pode comprar uma ilha e fazer melhorias com estações de refinamento, mas acredite em mim, o tempo e dinheiro para fazer isso é tão grande que a comissão para terceiros termina sendo mais negocio. E tudo isso não é uma critica. Na verdade é algo que faz o diferencial no Albion Online.




Para finalizar, o jogo como tem pouco tempo de lançado e está sendo muito requisitado pelos jogadores, os servidores vivem lotados, com fila para entrar e quedas constantes. Atualmente a desenvolvedora deu mais 7 dias de premium para todos os jogadores como forma de recompensar todos os infortúnios que a comunidade está sofrendo para ter um gameplay digno. Albion Online é um belo jogo, exige muito tempo, é muito punitivo, super hardcore, eu mudaria algumas coisas, mas no final o saldo é muito bom. E isso que importa!