segunda-feira, 25 de julho de 2011

Eschalon Book I - Análise - Review



Recordando os velhos tempos, lembro da primeira vez que toquei em um RPG eletrônico. Naquele momento, com meus 10 anos e feliz dono de um master system jogava pela primeira vez o jogo Ys. Eu não sabia inglês e nem tinha idéia do que era e como funcionava um rpg, mas me lembro que fiquei super feliz quando aprendi que poderia comprar uma espada e assim facilitar o combate contra os monstros que ficavam do lado de fora da cidade.



Recordar é legal, principalmente depois que passei a jogar no PC e me aventurei por clássicos incríveis como Might and Magic, Elderscrolls, Fallout e Dungeons and Dragons.
Agora com 27 anos e um pouco cansado do rumo que os jogos de RPG tomaram, encontrei um game indie, mas com uma qualidade fora do comum. Eschalon Book - Episodio 1 é o tipo de jogo que faz todo aquele jogador da velha guarda se lembrar de como é bom jogar um RPG clássico. E foi por isso que comecei o post lembrando do primeiro RPG que joguei, porque aquilo me marcou positivamente, diferente de tantos outros títulos que passam despercebidos recentemente, simplesmente porque não possuem identidade. Eschalon Book é diferente. Ambientado em uma terra chamada de Thaermore, você assume a pele de um rapaz que acorda em uma casa no meio de uma floresta e com amnésia não sabe quem é e como foi parar ali, sua única informação é uma nota de alguém que diz saber o que está acontecendo e que se você seguir suas dicas vai descobrir o real propósito de tudo. Uma estória com um pouco de clichê mas que funciona muito bem no contexto do jogo e acredite, te prende assim que o enredo vai se desenvolvendo de forma que parar de jogar se torna realmente difícil.
O interessante mesmo é que durante a jogatina, podemos perceber que os produtores beberam de várias fontes clássicas e fizeram isso de uma forma especial, seja com o movimento por turnos do fallout, o mix de reagentes encontrados no might and magic, e a variedade de armas e armaduras que já vimos no Baldurs Gate. 


Jogar Eschalon é tão gratificante que o jogador se sente obrigado a explorar cada canto do mapa e buscar resposta para trama em cada dialogo e quests.
O gráfico é em 2D vetorial, mas é bem caprichado e parece ter sido feito com muito cuidado. O som é bem simples, mas funciona bem, as músicas são interessantes e o efeito sonoro das armas e monstros atendem em relação a estrutura do jogo, principalmente se lembrarmos que o jogo é Indie.



A jogabilidade é intuitiva e com poucas horas de jogo você já estará dominando todas as funções que são bem comuns nos rpgs tradicionais.  O jogo é quase que totalmente operado pelo mouse, sendo que o uso do teclado fica mais como atalho para algumas janelas e ações, como por exemplo a barra de espaço que serve como passe do turno para o oponente. Outro ponto importante é a estratégia que o jogo exige para que você saia vencedor nas batalhas. Se encontrar um grupo de bandidos em uma área aberta e você não for forte o suficiente a melhor coisa é correr e encontrar pontos onde se possa enfrentar um por um. O jogo tem algumas sacadas legais como a skill Cartografy, assim que você aprende ela, seu personagem passa a desenhar um mapa por onde anda, e dependendo do nível de aprendizado da skill ele passa a desenhar os mapas ainda com maior detalhes, sinalizando por exemplo a agua na cor azul, e os solos na cor verde, bem como as paredes das construções e estradas bloqueadas na cor marrom. A criação do personagem no inicio requer muita atenção, as escolha de skills erradas e a má distribuição dos pontos nos status pode dificultar e muito o inicio do game para muitos jogadores.


Para a felicidade de todos os jogadores de RPG de plantão, os produtores anunciaram que o Eschalon será uma trilogia, por sinal a parte 2 já se encontra disponível para venda no steam e site oficial e o terceiro capitulo está atualmente em desenvolvimento.
Estou atualmente jogando o Eschalon I e pretendo falar mais a respeito do jogo futuramente. Espero que está analise tenha sido clara e como primeira postagem do meu Blog, espero que vocês façam vista grossa a alguns erros!


Nota do Jogo: 9,00
Valor: $ 19,99

2 comentários: