segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dungeon Crawl Stone Soup - Análise - Review


Recentemente quando escrevi sobre o jogo Dungeons of Dreadmor, comentei o quanto estava feliz em ver um jogo baseado em roguelikes sendo lançado nos tempos atuais. Fazia anos que eu não jogava um roguelike e poder ter esse prazer novamente foi uma viagem de volta no tempo para o ano de 1996, quando eu possuía meu super computador pentium 100 e jogava Castle of the Winds por horas e horas.
Jogar Dungeons of Dreadmor não apenas me trouxe um pouco desta nostalgia como fez com que eu voltasse a pesquisar no google por novos roguelikes. Durante esta pesquisa encontrei um velho conhecido, uma pedra preciosa ainda por ser lapidada, mas que evoluiu bastante desde a ultima vez que tive contato e preciso falar dela para vocês. 


Dungeon Crawl Stone Soup é um role playing game roguelike de exploração e caça ao tesouro em masmorras cheias de monstros perigosos e hostis. Sua missão é resgatar o Orb of Zot e leva-la novamente a superfície. Stone Soup é hoje a ramificação de roguelike mais jogada e uma das mais conhecidas, tem longos anos de desenvolvimento e possui versão em ASCII e Tiles (gráficos). Por isso que considero uma pedra preciosa, pois é raro de encontrar jogos com tanto tempo de desenvolvimento, com tamanha qualidade,  resistindo em meio a tantos outros que foram abandonados ou  até que nem saíram do papel.
Quando digo que ainda precisa ser lapidada é devido ao fato do jogo ser Open Source (código aberto) e também por ainda possuir alguns bugs, mas nada que interfira negativamente na jogabilidade.
Para inicio de papo o Dungeon Crawl Stone Soup não é para qualquer um, é difícil pacas, é tão difícil que chega a ser insano, mas, mesmo assim é viciante. 
Por mais que você saiba que a probabilidade de você sair vivo do jogo é de 0,00000001% ainda sim dá a maior vontade de continuar jogando mesmo depois de uma morte precoce in game por exemplo.


Assim como todo roguelike de respeito, o stone soup tem morte permanente, ou seja, se morrer não tem como dar load, se morrer já era. Agora junte isso a mínimos detalhes que se você fizer vista grossa podem te prejudicar ou até provocar sua morte. Você literalmente tem que ter raça para encarar ele.
O Stone Soup pode ser jogado offline ou online pelo site oficial do jogo. A versão online não permite jogar com amigos. Ela funciona como uma partida offline que pode ser assistida por outros jogadores e no final você fica rankeado no top mundial.    O legal é que atualmente é comum ver jogadores tentando a todo custo melhorar seu rank e outros preocupados mesmo em assistir partidas de players mais experientes afim de descobrir novas táticas de sobrevivência. 


Abaixo elaborei um guia para iniciante, assim você começa o game com informações básicas e muito uteis. 

Guia para iniciante

Quando iniciamos o jogo, ele te dá a possibilidade de escolher as modalidades de jogo, são elas:

  1. Dungeon Crawl - O modo principal, onde devemos explorar a masmorra, coletando itens, matando monstros, e fortalecendo o personagem afim de coletar a Orb of Zot e trazê-la de volta para a superfície. 
  2. Tutorial for Dungeon Crawl - Se você nunca teve contato com este tipo de jogo é interessante realizar todo o tutorial, o problema dele para muitos é que todas as informações estão em inglês, por isso que irei ao longo do post falar sobre as coisas mais importantes que é preciso saber para sobreviver inicialmente.
  3. Hints mode for Dungeon Crawl - Dicas para a modalidade Dungeon Crawl, interessante para quem já pegou os controles básicos e quer coletar mais informações.
  4. Dungeon Sprint - Desafio rápido e pouco interessante.
  5. Zot Defence - Meio que tower defence, onde devemos proteger a orb de hordas de monstros, pouco interessante também.
  6. Instructions - Manual de instrução do Stone Soup.
  7. The Arena - Como o nome já diz são desafios em arenas que vão crescendo de dificuldade gradativamente. Bem legal.


Vamos falar sobre a modalidade principal que é a Dungeon Crawl, ela consiste na exploração da masmorra em busca do orb of zot. Clicando em Dungeon Crawl vamos para a tela de escolha de raça e classe, se você é novato, recomendo o Mountain Dwarf na classe fighter, ele é um verdadeiro tanque nos levels mais altos, mas o ideal mesmo é você testar cada um das raças juntamente com as classes apropriadas para cada uma. Com certeza com o tempo você vai se identificar com o estilo de jogo de uma e vai conseguir avançar mais profundamente na dungeon.
Escolhido a raça e classe, é hora de dar um nome ao seu personagem, seja criativo, pois você vai morrer tanto que vai ficar difícil encontrar nomes para cada novo personagem.



Estou no jogo e agora? Você controla o personagem com as setas do teclado ou cliques do mouse na tela. Recomendo usar as setas do teclado e avançar devagar. O jogo se desenvolve por turnos. Avistou um item? basta ficar sobre ele e apertar a tecla G para pegar o item, ele vai direto para o seu inventario, um clique sobre ele e você usa. Tome cuidado ao usar itens sem conhecimento, você pode por exemplo tomar uma poção de veneno ou vestir uma armadura amaldiçoada.
É bom saber que não adianta anotar os nomes ou cores antes de identificar, já que a cada novo jogo, nomes e cores de itens e poções são gerados aleatoriamente.
Avistou um monstro? Se você for um personagem que usa armas a distancia, aperte F na primeira para selecionar o alvo e F novamente para atirar, se for guerreiro, ande em direção ao monstro, ao lado do monstro começa o combate, um toque em direção a ele e a tela de status descreve em inglês o turno da batalha. Preste atenção em seu life. Caso encontre vários monstros de uma só vez, use o mapa ao seu favor, corra para corredores e enfrente um por um. Se o monstro for forte o melhor é fugir, acredite, no stone soup é sempre bom evitar alguns encontros, principalmente com os chefes de level.
Clicando com o botão direito do mouse sobre o monstro ou item você recebe informações sobre ele. É sempre aconselhável fazer isso com monstros que você ainda não conheça.


No canto superior direito você tem informações detalhadas do seu personagem. preste atenção para algumas palavras que aparecem destacadas, as mais importantes são:

  • Hungry - Quando aparecer isso é porque você está com fome, olhe no seu inventario se não tem um pão, carne ou fruta. Se não tiver você pode matar um monstro e apertando a tecla C sobre o corpo, fatiar o corpo para coletar pedaços de carne. Para isso você precisa segurar uma arma cortante e é bom tomar cuidado, pois algumas carnes são venenosas.
  • Pois - Se aparecer esta palavra é sinal que seu personagem está envenenado, ou você espera o veneno acabar, ou usa uma poção anti veneno, ou usa uma magia de cura, ou espera a morte lentamente. 
  • Lev - Aparecendo essa palavra é devido ao fato do seu personagem está levitando, ideal para passar sobre larvas e outros obstáculos. Lembre-se que levitando você não pode pegar objetos do chão.
A masmorra é cheias de passagens secretas e armadilhas, por isso é sempre bom apertar a tecla 5 do teclado para encontrar portas secretas e armadilhas perigosas. Volto a repetir que você deve medir cada passo seu no jogo, principalmente quando está bem profundo na masmorra. Imagina você perder seu personagem com set de armadura completa e level alto porque teve preguiça de procurar por armadilhas ou pena de gastar poção de cura. A morte permanente ensina da pior forma possível como funciona um game puramente hardcore.


Ao longo da exploração você pode encontrar pedestais e através deles seguir deuses que podem te ajudar no game. São deuses variados, bons, neutros e caóticos. Todos eles tem seus benefícios e malefícios, por isso é bom antes de aceitar seguir um deus, verificar quais são suas vontades, se você não seguir seus desejos, pode ser penalizado. Lembre que desertar um Deus em troca de outro traz consequências indesejáveis.
Para realizar preces para o seu deus, basta apertar a tecla P do teclado.
No canto inferior direito da tela fica uma parte importante do jogo, seu inventario, lista de magias, lista de skills, informações de monstros e ações regulares em formato de ícones, é bom dar um passeio por cada um deles para conhecer melhor as possibilidades que o jogo oferece. 

Para finalizar o guia básico:
  • Lembre que cada monstro exige uma técnica de combate diferente. Evite ficar distante de monstros com poderes mágicos, eles devem ser os primeiros a serem mortos devido ao poder de suas magias. 
  • Não tenha medo de fugir de monstros fortes ou únicos como: sigmund, hydras, dragões, etc... Deixe para enfrenta-los quando sentir-se forte o suficiente para isto.
  • Siga a linha de sua classe, nada de inventar de colocar armadura em magos, ou usar cajados em personagens guerreiros.
  • Sempre marque as skills que considera mais importante, marcar muitas skills ao mesmo tempo é um ato falho, pois você jamais vai conseguir ser bom em todas as coisas ao mesmo tempo.
  • Alguns monstros andam em bando, sempre que encontrar um deles, corra para locais onde possa enfrentar um por um.
  • No inicio do jogo, nos primeiros andares da masmorra, experimente todo tipo de poção e pergaminhos, é o meio mais fácil de descobrir para que serve cada coisa sem ter muita penalidade por isso, já que no inicio os monstros e armadilhas são mais fracos. 
  • Se você cansar de ficar guiando o seu personagem pela setas do teclado, pode usar também o "auto explore" apertando a tecla O do teclado. Seu personagem vai sair sozinho vasculhando a masmorra, a ação será interrompida toda vez que ver na tela um monstro ou um item de interesse. Um comando legal para os primeiros níveis do jogo, mas totalmente arriscado em níveis mais profundos.
Considerações Finais

Stone Soup é tipo de jogo que não deve ser analisado sua parte gráfica ou sons (até porque não possui sons) e sim pelo seu conteúdo profundo. São tantas as possibilidades de raça, classe, itens, magias, monstros e armadilhas que cada jogo iniciado será único para cada jogador.
Os mapas são gerados aleatoriamente e a ordem de acontecimentos também. Para se ter uma ideia de como o jogo é gigantesco em detalhes basta ler seu manual.
Recomendo o stone soup para todos aqueles que amam o estilo roguelike e para jogadores hardcore que querem mais desafios na sua jogatina.
Haaa Recomendo também para aqueles que querem reviver a nostalgia dos jogos antigos que não precisavam de gráficos de ponta para divertir. ô Saudade...

OBS: Para jogar online recomendo o Firefox na versão 5 ou superior. Foi o navegador que melhor se comportou nos testes que eu fiz.



Site da Versão Online: https://tiles.crawl.develz.org/
Nota do Jogo: 8,00
Valor: Gratuito - Código Aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário