terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Card Monsters - Análise



Meu primeiro contato com jogos de cartas foi ainda no colégio com o Magic the Gathering. Lembro que fiquei encantado com as artes das cartas e com as mecânicas de deck building. Porem era um hobby caro e como meus pais jamais entenderiam a importância de eu torrar uma grana para melhorar minha competitividade frente aos colegas, terminei deixando de lado ou me tornaria apenas um saco de pancadas.
Porem, anos depois voltei a jogar, tanto as versões físicas como as digitais do Magic! Magic Duels do steam foi um dos que mais me dediquei. Acabei encontrando também outros jogos de cartas como Heartstone, The Elder Scrolls Legends, Pathfinder Adventure e Lord of the Rings Adventure Card Game. Todos esses viciei bastante e me deixou ainda mais apaixonado pela mecânica de deck build. Foi então que esse ano, tirando minhas ferias e de bobeira na praia que terminei encontrando um jogo de cartas na apple store com uma mescla de simplicidade, qualidade e diversão que tem me deixado vidrado.


Card Monsters é a bola da vez no meu vicio de jogos de carta. Não é o melhor jogo, nem sem defeitos, mas merece ser destacado. Primeiro que o jogo é exclusivo para celular, o que é válido, afinal se eu fosse jogar no PC eu não trocaria o Magic, Pathfinder, etc por ele. Mas como o foco do game é ser um jogo mobile de cartas com partidas que duram no máximo 3 minutos, torna-se um jogo ideal para o passatempo rápido na fila de um supermercado, no banco ou até para se distrair enquanto vai ao banheiro. :)
O forte do jogo são as mecânicas, elas são bem elaboradas e permitem uma variedade de estrategias de se impressionar. O jogo funciona da seguinte forma. Cada jogador deve montar um deck com 8 monstros e 8 itens. Você ganha quando todos os monstros do adversário são derrotados. O campo de batalha consiste em 3 lines para que cada jogador possa "descer" seus monstros. Os ataques do monstros são de 4 formas:


Espada - Geralmente são os tanques e front line, já que em condições normais monstros com espadas tem alto pontos de vida e se posicionados nas duas linhas de traz não podem atacar.
Cajado - São os magos, podem atacar de qualquer posição no campo de batalha, mas para fazer mais estrago devem ficar nas posições de traz porque geralmente monstros com esse tipo de ataque não possuem muita vida.
Arco e Flecha - Só atacam se tiver nas posições de traz, se colocados na front line não conseguem atacar e ficam anulados na partida.
Caos (Dado) - Destacado pela figura de um dado, os monstros com danos de caos podem atacar de qualquer posição porem o dano é aleatório, por exemplo, se o monstro tem dano de 6. Esse dano pode variar de 1 menor valor a 6 o valor total do dano.

Some isso a regras como:

* Magias podem ultrapassar armaduras e escudos
* Danos de arco e flecha nem sempre tem chance de causar danos em escudos e armaduras
* Danos de espada só acontecem se o monstro tiver na front line, fora isso só atacam apenas se tiver alguma outra condição que permita. E caso o monstro adversário tenha armadura ou escudo, ela deve ser destruída primeiro.
* Existem as condições especiais que geralmente são presentes em cartas de monstros e itens raras. Elas podem mudar o jogo e são bem variadas. Como por exemplo, monstros com a condição voar, nem sempre recebem os danos de espadas, monstros com a condição reflexo, consegue devolver danos de magias para quem o atacou, etc... É aqui que com certeza mora toda a genialidade do card monsters.

O jogo tem varias modalidades. Na Arena onde você joga ranqueado contra outros jogadores. Tem torneios com cartas aleatórias montadas na hora ou com deck pre montados e tem os eventos onde você pode jogar contra a inteligencia artificial ou outros jogadores sempre dentro do tema preterido. São modalidades bem legais, mas para mim nada supera a arena. 
Para conseguir novos monstros você precisa abrir pacotes de cartas. Você consegue esses pacotes apenas jogando, mas como sempre, pode comprar pacotes com dinheiro de verdade e acelerar esse processo. Se tiver sorte, pode vim cartas raras, épicas e até elite.


A arte do jogo é um dos pontos negativos. Mas é uma opinião bem pessoal. Prefiro temas sérios, com artes adultas como as do magic e primeiras edições do D&D. No caso do Card Monsters ele tem uma pegada anime com humor. Tem quem goste, mas preferiria sumonar monstros assustadores no lugar de uma fadinha, um ratinho, um pinguim ou uma plantinha. Mas o que move o jogo são suas mecânicas e foi nisso que ele me prendeu.


Outro ponto negativo é o fato dele ser bem paytowin. Com certeza ao longo das batalhas na arena contra outros jogadores, principalmente em ranks altos você vai encontrar adversários com deck recheados de cartas épicas e elite 100% upadas e quando isso acontecer, você mero jogador mortal e que não se entrega ao gasta gasta dos jogos de celular tem apenas que sentar, chorar e se render.

Vou continuar jogando, pois até o presente momento tem se mostrado um jogo muito divertido. Recomendo muito e espero vocês no Card Monsters!
Minha ID para adicionar como amigo é: XURYBB





Um comentário: