segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Might & Magic X Legacy - Analise - Review



Ok, ok, might & magic X não é nenhum lançamento, por sinal fiz um preview dele aqui no blog, fiz também na época a pré venda dele no steam, fiquei empolgado a cada dia que se aproximava da data de lançamento. Evitei jogar a versão de teste, tudo para evitar qualquer contato com bugs que tirassem meu hype no jogo. Mas...
Might & Magic X como o nome já diz é a decima versão de uma das franquias mais bem sucedidas no ramo de rpg eletrônico. A franquia esteve no topo de vendas nos finais dos anos 80 e no inicio dos anos 90. Depois disso não se aprimorou o suficiente, sofreu com a concorrência e ficou esquecida por um bom tempo. Eu comecei a acompanhar a série na versão VII, que por sinal é um dos top 10 jogos de todos os tempos da minha humilde lista pessoal. 




No dia do lançamento abri o jogo pela primeira vez esperando encontrar ali tudo aquilo que os jogos recentes tinham deixado de lado. A profundidade, dificuldade, detalhamento e amplitude que a série sempre mostrou ao longo dos anos, mas tive a maior decepção que poderia ter. Foram 5 horas direta de jogatina até que não aguentei mais e fechei o jogo com raiva e sem forças de escrever ou falar sobre. Tive a esperança de que em um futuro não muito distante os desenvolvedores pudessem soltar alguns patchs que consertassem os bugs e adicionassem coisas que não poderia faltar em jogos desse tipo. Só assim eu poderia realmente analisar o jogo de forma correta. Pois bem, mais de 1 ano depois do lançamento e com o jogo devidamente atualizado, resolvi encarar de novo o game e mais uma vez, depois de 10 horas de jogo e completar o primeiro ato, resolvi parar novamente, não tem como digerir um jogo cheio de problemas. E vou explicar o porque de toda essa decepção.




Movimentação travada e estranha, muitas vezes você parece que está caminhando para cima de uma arvore e do nada passa ao lado dela. É algo estranho de explicar escrevendo, só jogando mesmo e acontece todo o tempo no mapa.
O jogo tem pouca variedade de inimigos, e eles resolveram isso criando nomes diferentes para os monstros, existia até algo semelhantes nos outros might and magic, mas a quantidade de monstros era infinitamente maior também. Outro ponto negativo, as animações, elas são pobres ao ponto do monstro cair no chão morto antes mesmo da flecha chegar nele por exemplo. Fora que os corpos desaparecem desintegrando e virando luz (É sério isso?).
A dificuldade é horrível, é aquele estilo de jogo que você tenta realizar a batalha várias vezes torcendo para o monstro não usar os combos e você conseguir sair vivo. Prepare-se para salvar e dar load infinitas vezes.



As quests não inovam em nada e a trama principal não emplacou durante o primeiro ato que joguei. Terminei me sentindo jogando um jogo vazio e sem objetivo.
Por último, apesar do jogo ter gráficos bem simples, é pesado pra caramba, mostrando que foi muito mal optimizado. Louvo a iniciativa de tentarem resgatar este estilo de jogo, mas não podemos fugir as comparações e se compararmos o Might and Magic X por exemplo com o Legend of Grimrock percebemos o quanto este ultimo é superior em todos os quesitos. Enfim, o Might and Magic X só carrega de bom em si o nome de uma franquia maravilhosa e o fato que tiveram o cuidado de colocar legendas em português do Brasil. O resto é para esquecer...


3 comentários:

  1. Olá. Estou com um problema, após encontrar o governador no castelo de port... não consigo ir para a forja elemental, quando vou falar com o vlad a opção 1. viagem para a forja elemental está cinza e não posso clicar, é bug do jogo ou fiz algo errado ?

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    1. Cara eu lembro que não tive esse problema, consegui clicar normalmente, como faz um tempo que joguei não estou me lembrando de detalhes, mas você poderia ver um walktrough no youtube, tem vários e pode te ajudar a descobrir o que tem de errado.

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    2. Descobri seu problema pesquisando cara, você precisa resgatar a chave NO JOGO. Iniciar o jogo -> clique em conteúdo de bónus/extras -> insira a chave a partir do manual e resgatar. Ele não funcionará no UPlay em si, apenas no jogo.

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