sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Life is Feudal: your own - Será que tem futuro?



Uma das minhas rotinas diárias é dar uma passadinha no steam e conferir a lista dos jogos mais vendidos. Volta e meia aparece ótimos jogos no topo, seja motivado pelo seu lançamento ou por uma promoção imperdível e foi assim que fiz algumas compras certeiras, mas outras nem tanto. Semana passada em uma dessas visitas vi um jogo que me chamou a atenção. Batizado de Life is Feudal: your own, é mais um jogo indie no modo de compra acesso antecipado, uma modalidade de compra que não gosto muito, já que recentemente tivemos muitos casos de desenvolvedores que receberam uma bolada de dinheiro e abandonaram o projeto, deixando aqueles que investiram e acreditaram no projeto decepcionados. Mas o acesso antecipado tem se fortalecido com o tempo pois não são todos os desenvolvedores que fazem sujeira e também a muita gente tem pago por esses jogos mesmo sem se importar como tudo vai acabar.



Como eu dizia, eu vi o jogo em segundo entre os mais vendidos, dei uma lida rápida no resumo e onde os desenvolvedores gostariam de chegar, olhei também as screenshots e após isso, me bateu a vontade de pagar para ver, mas o valor me assustou... Está atualmente saindo por R$ 72,99. Preço extremamente salgado para um projeto de jogo, mas só de saber que os caras tem como motivação criar um game que tem como inspiração uma fusão do melhor do Mount and Blade, Minecraft e Day Z, me fez tirar o escorpião da carteira. 
O jogo não tem um objetivo declarado. Sua meta é criar uma civilização, plantar, colher, minerar, construir, criar uma fortaleza e junto com seus amigos fazer aquela civilização acontecer. Para isso cada um deve investir em uma profissão e a união de todos vai resultar no sucesso da comunidade criada. Lógico que com o tempo, dentro do jogo, vão se formar grupos e segundo os desenvolvedores estes grupos de jogadores devem começar a entrar em conflito um com os outros para tomar posse de recursos que tendem a ficar mais escassos com o tempo.



Não quero ser sacana ao ponto de começar a traçar problemas de um jogo que ainda está em alpha, mas vou citar aquilo que eles devem melhorar de forma imediata para que possa prover no minimo um gameplay satisfatório. Abaixo estão as melhorias que provavelmente eles já devem está trabalhando para resolver:

  • Na página do Steam as screenshots são lindas, mas quando entrei no jogo percebi que ele está extremamente mal otimizado, ao ponto da minha maquina (Intel I7, 18 gigas de memoria DDR3, Placa 760 GTX overclocked de fábrica da EVGA) pedir para chorar quando setei o gráfico no máximo, sendo assim nem posso tecer comentários sobre como esse jogo deve rodar no full graficamente.
  • O sistema de craft é interessante, mas extremamente lento, lembrando jogos antigos como ultima online, parecemos ter de abdicar da nossa  vida real para se dedicar exclusivamente ao jogo se quisermos chegar longe, e o pior é que no final o máximo que você vai ter feito de bom é um barracão dos mais simples. Antes que alguém venha criticar, a maioria dos servidores de teste, já estão com variáveis de craft setadas para mais tempo de progresso, o que faz com que você aprenda mais rápido, mas não será essa a realidade que encontraremos nos servidores oficiais.
  • Necessidade extrema de cooperação. Pode ser estranho colocar isso como um ponto a ser analisado, mas diferente de tantos jogos de craft, o Life is Feudal te obriga a procurar pessoas que possam junto com você ter a meta de construir algo, se você quiser criar por exemplo um castelo, com cercas, torres, etc... mas quer fazer tudo isso sozinho, desista! com certeza você vai perder a paciência rapidamente.
  • Batalha extremamente bugada e com movimentos ainda a melhorar. Eu por exemplo fiz um machado e tentei matar um lobo com ele. Foi a coisa mais frustante que fiz ultimamente em jogos eletrônicos. Eu não sabia quando estava batendo, nem quando estava recebendo algum dano. Os movimentos são feios e até o momento pessimamente animados. Quando vi que perderia a briga com o lobo, simplesmente sai andando, olhei para trás e o lobo me olhava parado com cara de que nem ele sabia o que tinha acontecido.
  • Por enquanto não tem customização de personagem, falta melhorar os elementos informativos da tela (a barra da fome por exemplo, eu só descobri do que se tratava quando comi algo e vi crescer), falta melhorar também os modelos 3D dos personagens, a movimentação deles, a interação deles com o mapa, etc... Tudo isso é perfeitamente compreensível se tratando de um jogo em alpha.



E você deve se perguntar se vale a pena investir dinheiro no jogo, será que ele tem futuro mesmo? Eu como um usuário que comprei e testei bastante, tentarei com um olhar mais critico dizer o que acho de tudo isso.
Partindo da proposta da desenvolvedora que quer colocar o jogo para ser extremamente cooperativo e quer permitir servidores extremamente cheios, eu já tenho uma ideia do que vai acontecer. 
Nesse caso, podemos esperar mais um rust, mais um infestation, mais um day z. Onde jogadores que iniciarem junto com o servidor terão mais força que os novatos e vão manipular ao ponto de novatos serem aniquilados rapidamente. Se eles não criarem uma maneira de permitir o pvp em situações especificas para tal, vai ser extremamente decepcionante jogar o life is feudal. 
Outro problema grave é o fato de que você pode influenciar em construções de outros jogadores, então imagine você ter um trabalho imenso, passar dias e dias construindo seu vilarejo, e ai depois que desconectar e voltar no dia seguinte, vai ter a triste realidade de saber que algum jogador troll chegou la e destruiu tudo. Isto não é uma certeza de antecipação de fatos, é apenas uma analise baseada em outros jogos que tentaram fazer o mesmo e falharam. Cabe aos desenvolvedores do life is feudal nos apresentar algo novo nesse sentido, se não já podemos esperar mais do mesmo. É preciso principalmente focar na criação de regras que permitam que um jogador troll não acabe com a diversão de quem quer se divertir.


Em resumo, se você é um jogador que quer apoiar o projeto dos caras, fechar os olhos para problemas, tem dinheiro sobrando e não se incomodaria de no futuro quebrar a cara se tudo der errado, pode ser que este jogo seja para você. 
Fora isso acredito que seja melhor esperar, talvez nos próximos meses tenhamos boas ou más noticias sobre o Life is Feudal, e ai poderemos apostar realmente em um sucesso ou em mais um jogo que tentou fazer algo diferente mas que foi destruído seja por jogadores que adoram estragar os jogos online ou desenvolvedores que apenas querem seu dinheiro e depois desaparecem do mapa.



2 comentários:

  1. Tudo bem alguns comentarios que vc fez,porem comprei o jogo e nao me arrependo.O sistema de crafting è gigante e possibilita que cada um tenho sua função bem definida no game.Isso torna o sistema de cla fundamental.Recomendo para quem quiser se divertir e planejar invasões inteligentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse o problema não é o jogo, que por sinal é muito promissor. O que me preocupa são os players, como o comportamento deles vai influenciar já que o jogo é livre ao extremo... Mas o Life is Feudal é sim uma boa aposta!

      Excluir