segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

As Lendas de Andor - Análise - Review



Comprei o jogo de tabuleiro As Lendas de Andor em outubro. Porem meu grupo estava tão viciado no Descent e Senhor dos Anéis Card Game que precisou que se passassem 2 meses para que pudéssemos jogar pela primeira vez. Talvez se a gente soubesse o quanto o jogo é bom, com certeza teríamos o colocado antes na mesa.
As Lendas de Andor é um jogo criado pelo ilustrador e designer Michael Menzel e foi o jogo vencedor do Kennerspiel des Jahres 2013. Logo ele traz consigo um cartão de visita imponente. 
Mas se isso não fosse o suficiente, ele ainda nos deixa de queixo caído, principalmente quando os componentes são retirados da caixa. O tabuleiro, dados de madeira, cartas e miniaturas (ainda que de papelão) são tão bem feitas que chama a atenção de qualquer jogador. E quando começamos a jogar, só nos resta elogiar ainda mais. A primeira Lenda (missão) é apresentada de uma forma, que nem precisamos ensinar as regras aos jogadores na mesa, ela é inserida aos poucos enquanto se desenrola a historia e se torna uma forma prazerosa de aprender e jogar.




Por falar no jogo em si. As Lendas de Andor é uma especie de jogo cooperativo de estrategia com elementos de RPG. Você e seu grupo de amigos escolhe entre si quem vai representar cada personagem na lenda, que são os tradicionais heróis de qualquer tema de fantasia medieval, tem o Guerreiro, Anão, Mago e o Arqueiro. Cada um desses quatro heróis tem poderes especiais que ajudam tanto a si mesmo como ao grupo de aventureiros. Após escolher o personagem, o grupo deve escolher a lenda que irá jogar. A lenda é uma especie de missão, que varia de dificuldade e tarefas a serem realizadas. As lendas também não são interligadas, sendo cada uma delas um conto único. 




A primeira lenda por exemplo o objetivo consiste em defender o castelo dos ataques dos monstros e entregar uma mensagem do rei para a tribo de elfos nas florestas. Porem o jogo tem um narrador que a cada turno se move para o final do marcador de tempo. Devido a isso os jogadores devem correr contra o tempo, se dividindo ou se agrupando para resolver cada objetivo e vencer os monstros. É um jogo que exige muita estrategia e muita cooperação para se ter sucesso. Principalmente porque a cada Lenda a dificuldade vai aumentando exponencialmente, com novos monstros entrando em cena e novos objetivos ainda mais complicados para serem realizados. Se prepare pois você vai precisar repetir algumas das lenda varias vezes até encontrar o melhor caminho para a vitoria.



O jogo tem muita re-jogabilidade devido as cartas de eventos serem sorteadas, fazendo com que objetivos diferentes apareçam a cada partida, bem como a posição dos monstros no mapa. Fora que mesmo que você conclua todas as lendas da caixa básica, ainda existem várias criadas pela comunidade de jogadores que são tão boas quanto as originais. O desenvolvedor também já está lançando expansões que devem adicionar novos mapas, heróis e monstros. Então podemos esperar muita coisa boa vindo por ai.



O jogo é distribuído pela Fantasy Flight nos Estados Unidos e no Brasil vem com o selo da Devir. Está todo traduzido em português, mas aqui eu faço uma pausa para reclamar da qualidade da tradução. Já encontrei vários erros nas cartas que de certa forma influenciam diretamente na dificuldade das partidas. A devir já lançou em seu site uma errata com todos os erros já descobertos, e até deram alguns brindes meio que como forma de pedir desculpas. Mas achei um grande vacilo e estou com muito medo de que o mesmo se repita com o Pathfinder Card Game que eles também estão trazendo aqui para o brasil ainda neste mês de Dezembro. Mas no final das contas a localização do jogo em português, mesmo que com erros de tradução já é uma ótima ajuda para inserir novos jogadores que não dominam o idioma inglês neste mundo dos jogos de tabuleiro.




Em resumo: As Lendas de Andor é um ótimo jogo, com uma apresentação impecável, com regras simples e de forma inovadora inseridas aos poucos durante a jogatina. Recomendo com força! Ele está saindo por R$ 199,00 na Livraria Cultura, cerca de R$ 50,00 mais barato que no site oficial da Devir.




ATUALIZAÇÃO: Acabei de ver um vídeo no canal do Jack Explicador. Uma entrevista com o Douglas, um dos fundadores da Devir e ele confirmou que a expansão do As Lendas de Andor está garantida para sair em 2015 e já está em processo de tradução! Fora outras boas noticias como as expansões de Pathfinder e os lançamentos dos eurogames Agrícola e Caverna! Estamos realmente vivendo uma nova fase no mundo dos board games aqui no Brasil. E o sorriso no rosto continua aumentando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário