domingo, 27 de maio de 2018

Notebook Dell Gamer 7567 - Análise - Review


Faz 3 anos que comprei um notebook HP Pavilion 14-V066BR, a escolha na época foi feita em uma loja da Nagem em Feira de Santana. Entrei, olhei os modelos e escolhi aquele que mais me agradava, certamente a placa de vídeo Geforce 840m foi um peso considerável na escolha, pois amo jogar no PC. Porem quem conhece um pouco de hardware, sabe que uma 840m para jogos é uma solução limite, e o meu limite com ela, enfim chegou! 😏. Este ano aconteceu da minha esposa precisar de um notebook para a faculdade e resolvi então passar o meu HP para ela e buscar um notebook gamer de verdade, foi então que comprei o Dell Gamer 7567 A30P.


Primeiro quero deixar claro que sei que um notebook como o 7567 no mercado norte americano é um simples notebook de entrada, mas quando falamos de Brasil, temos que considerar que nosso leque de escolha cai muito e o preço em contra partida sobe até as alturas. Como não sou rico (e nem que eu fosse) seria totalmente leviano colocar no escopo de escolhas notebooks como o da alienware, msi, asus gamer, etc... O preço destes notebook passam da casa dos R$ 10.000,00 reais com sobras, alguns chegando a custar mais de R$ 20.000,00. E o pior, algum deles com configurações que não condizem com esses valores exorbitantes.

Logo eu tinha na minha "mesa" de escolhas, notebooks como o samsung odyssey, lenovo legion, acer aspire, HP e Dell. Este último foi de longe o que oferecia mais variação de modelos. E fica aqui uma dica. É muito importante se ligar nos modelo. Apesar de todos serem Dell 7567, as siglas dos modelos dizem se o notebook vem com mais memoria, hd ssd e sistema operacional.


Eu peguei a versão A30P e comprei pelo submarino (vendido e entregue pelo submarino para ser mais preciso) e o modelo A30P é o melhor dessa linha 7567, pois vem com Windows 10, placa de video geforce 1050 TI, 16 gigas de memoria, hd ssd de 256 e HDD de 1 tera. Fora o processador I7 HQ. Analisando todos os notebooks desta faixa de preço e configuração, foi o melhor custo-beneficio de todos, principalmente porque peguei em uma promoção, após eu monitorar por 1 mês usando o site https://www.baixou.com.br/. Paguei R$ 4.600,00. Por sinal fica aqui uma propaganda gratuita para este site, onde você se cadastra, procura o produto e diz o quanto você pode pagar por ele. Se caso alguma loja de confiança monitorada pelo site colocar o valor igual ou abaixo do que você escolheu, ele te avisa por e-mail e sms. Certamente um site com uma ideia muito boa e uma qualidade de serviço fora de série. 
Logo depois que comprei, corri para os fóruns de internet para pesquisar sobre o notebook e ver o que os usuários estavam achando (sim, eu deveria ter feito isso antes, mas sou impulsivo). Encontrei um tópico dedicado no  fórum Adrenaline, um dos melhores na minha opinião e comecei a ler tudo o que os usuários tinham escrito a respeito do notebook e fiquei muito preocupado. Praticamente quase todo o tópico foi dos compradores falando muito mal da tela e de infinitos problemas que estavam enfrentando. Tanto que pensei em cancelar a compra, só não fiz pois o mesmo já havia sido enviado.




Foram 10 dias até o notebook chegar. Aqui faço um elogio ao submarino que não atrasou na entrega e enviou o notebook muito bem embalado. Ligando pela primeira vez, o que notei foi a tela. Ela tem uma qualidade muito boa, instalei o aida64 e descobri que o meu notebook veio com tela IPS, mesmo na descrição do submarino dizer que era uma tela TN. (meu modelo de tela segundo o aida64 é o LG Philips LP156WF6). Então esse foi o primeiro ponto positivo, esperava uma tela fudida e veio algo de muita qualidade. Fiquei sabendo depois que as primeiras remessas do notebook aqui no Brasil tinham a tela TN que o pessoal tanto criticava e possivelmente por causa dessas criticas a dell mudou para tela IPS.

Segundo, eu não precisei formatar o notebook, com eu disse mais acima, ele veio com windows 10 home e diferente de outras marcas (já tive 2 HP e 1 Vaio) o dell vem muito menos softwares próprios instalados. Nem tem como comparar. Meu antigo vaio por exemplo era lotado de softwares que deixavam o notebook muito pesado, meu hp também veio com muitos aplicativos lixos instalados que só faziam deixar o notebook lento. Mas a Dell me surpreendeu bastante. Fiz apenas as atualizações do windows e do software de updates da dell.




Terceiro, não tive problemas de throttling (uma queda de "processamento" do processador para evitar aquecimento e manter autonomia da bateria), que foi uma das maiores reclamações de usuários no fórum. Usei o notebook em ambiente com ar condicionado (não sei se isso influenciou mas não tive throttling nem no teste do aida64.). Um outro problema relatado no fórum e que também não tive foi o freezing do clique direito do touthpad. Pelos relatos, o notebook dava uma travadinha quando se clicava com o botão direito no desktop. Como eu fiz todos os updates antes de realmente passar a usar o notebook, isso pode ter sido resolvido com as atualizações.

Meu único problema encontrado e que também foi relatado no fórum do adrenaline, é do som picotando em alguns momentos, por exemplo, enquanto assistia um vídeo do youtube no primeiro momento de uso, tive em dois momentos estalos no áudio, sendo que um deles a voz da pessoa no vídeo ficou robotizada, o notebook estava plugado na energia. Mas me parece ser problema de driver. Fora isso a qualidade do som é muito boa, bem acima da média por sinal, e ainda bem que não ocorreu essas picotadas de som durante a execução dos games.



Em falar em games, testei vários deles: fallout 4, pillars of eternity, cs go, etc... Todos rodei na qualidade high e sem travamentos. A geforce 1050 TI mostra que aguenta bem os jogos atuais, resta saber como será sua autonomia em futuros lançamentos. E aqui brevemente uma pausa "como é bom ter um notebook com uma placa de video mais avançada" 😅.

O último problema relatado pelos usuários do fórum, foi a incompatibilidade da placa wifi com alguns roteadores, fazendo o roteador travar. Eu testei o 7567 com meu modem (aquele padrão da vivo fibra), me conectei no 5ghz, e funciona muito bem, mas consultei no aida qual era a placa wifi no 7567 e realmente é a qualcomm.



Agora vamos esquecer estes "problemas" que felizmente NÃO aconteceram comigo, e vamos falar dos pontos positivos do notebook.
  • A estrutura do 7567 é robusta, você sente na pegada dele o ótimo acabamento.
  • Apesar dele ser gamer, sua composição é bastante séria e menos alegórica, o que torna o notebook usável em qualquer ocasião.
  • Som com peso e de ótima qualidade.
  • Placa Geforce 1050 TI realmente segura bem os jogos. Foi uma surpresa boa.
  • Iluminação legal das teclas.
  • Bastante conectividade com as 3 portas USB 3.0
  • Bateria superior a todos da mesma categoria.

Os pontos negativos:

  • Teclado padrão americano.
  • Tampa emborrachada deixa as marcas do dedo.


Em resumo, estou curtindo muito o notebook, realmente foi um up monstruoso se comparado com meu antigo hp com placa nvidia 840m e tela TN. O dell 7567 é bem robusto, o ssd que veio se mostrou rápido e o teclado padrão americano não foi uma dificuldade para mim pois uso um razer padrão americano no desktop e já tinha me acostumado faz tempo. Recomendo muito o notebook!


Obs: Usei meu óculos de realidade virtual samsung odyssey nele e funcionou perfeitamente. Inclusive falo da minha experiencia em um tópico aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário