sexta-feira, 11 de novembro de 2011

The Elder Scrolls Skyrim - Análise - Review


Quem acompanha meu blog já percebeu que sou louco por jogos de rpg. As duas principais franquias que dividem meu coração são Might and Magic e The Elder Scrolls. Foram através delas que aprendi a amar o gênero e perdi horas e horas de vida real em troca de aventuras fantásticas em universos similares aos de Dungeons and Dragon (RPG de tabuleiro).
Meu primeiro contato com a série The Elder Scrolls foi em 1998 por meio de uma demonstração de Dagerfall, segundo jogo da série, que consegui após comprar a revista PC Gamer. Não me lembro a edição, mas lembro que a capa era um daqueles carros bigfoot saltando uma rampa. A capa tinha um tom meio azul escuro, a revista tinha um cd cheio de demos de jogos como era costume nas revistas de jogos para pc.
Lembro que cheguei em casa correndo e coloquei o CD no meu poderoso kit multimídia e comecei a testar os jogos um por um.


Eu tinha a ideia imbecil de testar os jogos primeiro pelo nome e por ironia da vida, Daggerfall foi o nome mais estranho e por isso foi deixado por ultimo na minha lista. Amigos, não é mentira... lembro como hoje desse dia, eram 23:00 da noite e minha mãe já pertubava no meu ouvido para desligar o pc para dormir e foi ai que resolvi testar o último jogo do cd.
Aquele dia foi marcante na minha vida pelo fato de que pela primeira vez não acreditava no que presenciava em frente ao PC quando vi Daggerfall sendo executado, a vontade de continuar jogando era tanta, mas tanta, porem infelizmente a aula do dia seguinte me obrigava a ir direto para a cama. Simplesmente sonhei a noite toda com o jogo. 

The Elder Scrolls Daggerfal - Segundo game da série.
Não custa dizer que Daggerfall foi um dos jogos que mais joguei na minha vida. Foi por ele que fiquei fã número 1 da série e comecei a acompanhar de perto cada jogo lançado. Os jogos seguintes foram espetaculares também. Morrowind, terceiro jogo da serie, eu só tive contato muito tempo depois por causa de não possuir hardware top para rodá-lo já que era bem pesado e com gráficos revolucionários. Já o Oblivion, quarto jogo da serie, foi outro marco na industria dos jogos, era um jogo a frente de sua época. Um dos meus computadores foram montados com hardware top só para segurar este game e até hoje dou uma jogadinha de vez em quando, mas pretendo falar dele em outro post, porque o motivo de escrever hoje é sobre o recém lançado Skyrim.


The Elder Scrolls Skyrim é o quinto jogo da série. Quando eu li o anuncio da produção pelo gamespot fiquei super empolgado. Todd Howard, diretor da Bethesda prometeu que em Skyrim seria corrigido todos os erros anteriores dos jogos da série e que também seria usado uma nova engine gráfica. Isso por si só já faz o fã ficar super ansioso. O tempo foi passando, e a cada arte e vídeo apresentado a ansiedade aumentava. 
A data de lançamento? não poderia ser outra. Para um jogo diferente, uma data bem diferente também. 11/11/11 era o dia e parecia que ela não chegaria nunca. 
Mas chegou! e afirmo sem medo que Skyrim é o melhor jogo do ano, quem sabe da historia. Os motivos são muitos, mas eu estou tão emocionado com o jogo que vou fazer questão de relatar um por um.

  • PRÉ-VENDA - A propaganda levanta o produto. E o que a bethesda fez com Skyrim foi de tirar o chapéu. Desde o anuncio da produção que fomos bombardeados por screenshots, videos, artes e até estatuas de mais de 1,70 de altura em lojas de games, como essa abaixo: 

  • INTRODUÇÃO - Até experimentar skyrim, na minha humilde opinião o game com a melhor introdução era o tão questionado Dark Messiah - Might and Magic, que por sinal gostei muito e tenho original. A introdução do Dark Messiah foi inovadora, afinal injetar adrenalina no jogador logo nos primeiros minutos de jogo não era até então uma coisa normal e Dark Messiah fez isso de forma exemplar. Mas como eu disse, eu babava a introdução de Dark Messiah até conhecer Skyrim. Minha reação foi: "QUE PORRA É ESSA????" Sério! vibrei muito com a introdução do game que não vou falar aqui para não perder o fator surpresa de vocês, mas está simplesmente foda!


  • MAIN QUEST - Muitos se prendem nas side quest, mas o que qualifica o jogo é a trama principal. Em Oblivion, quarto jogo da serie, a trama principal era interessante mas era deixada de lado por muitos jogadores, primeiro porque tinha partes extremamente chatas e segundo porque as side quests conseguiam rivalizar com a principal. Em skyrim eles conseguiram fazer uma main quest perfeita e ainda por cima criaram side quests ainda mais interessantes do que os jogos anteriores. O resultado é um jogo que te prende por muito tempo, acredite, você não vai descansar enquanto nao completar a missão principal que novamente não vou falar para não estragar o efeito surpresa.


  • GRÁFICOS - A Bethesda anunciou uma nova engine, mas a impressão que passa é que se trata da engine antiga Havok de forma mais "tunada". Isso não quer dizer que o gráfico está ruim, pelo contrario, o jogo ficou lindo. Eu particularmente paro varias vezes para admirar a paisagem do jogo e tenho certeza que você fará o mesmo. Ponto para a bethesda que sempre nos deixa de queixo caido quando o assunto é qualidade nos gráficos dos seus games.


  • AUDIO - Opa, era aqui que eu queria chegar. Se você tem um home theater potente no seu computador, abra um sorriso! Você vai ter o jogo perfeito para testar sua belezinha. O áudio do Skyrim está mítico! Faz o trabalho perfeito de imersão que o jogo sugere. Coloque o som no máximo, principalmente dentro das dungeons e você vai saber na pele o que eu estou querendo dizer.


  • JOGABILIDADE - Engraçado como gosto é algo bem particular... Enquanto a galera dos fóruns reclamaram bastante da jogabilidade, eu já achei que ficou ótima, bem melhor que oblivion em todos os sentidos. A batalha no skyrim está mais dinâmica, dá a impressão que você está realmente segurando uma arma ou escudo e quando acontece de você acertar um golpe caprichado, ele finaliza o inimigo de formas variadas, neste caso lembrando muito o fallout 3.


Para não dizer que o jogo não errou em nada, temos que ser francos em afirmar que a consolização do game trouxe o único problema que ele possui que é a interface de menu muito ruim. Algumas pessoas também estão reclamando de bugs, eu confesso que até agora não encontrei nenhum.
O jogo te bombardeia com tanta coisa boa que os mínimos erros são superados pelo prazer de se jogar. Esqueça sua vida real, skyrim vai te abduzir para um mundo de fantasia inimaginável.
E eu termino por aqui, vou correndo para o jogo, já que foi angustiante sair dele para escrever esta breve análise.


Site Oficial: http://www.elderscrolls.com/ 
Nota do Jogo: 10,00
Valor: U$ 59,99

Nenhum comentário:

Postar um comentário