terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

7 Days to Die - Análise - Review


Craft é a palavra da moda a algum tempo. A maioria esmagadora dos jogos lançados nos últimos anos tem o craft como mecânica principal ou parte do jogo enriquecendo seu conteúdo. Mas o legal disso tudo é perceber que o craft agrada a todos, homens e mulheres, adultos e crianças. E aqui trago para vocês um dos jogos que na minha opinião trabalha bem o craft com outro gênero que amo, que é a sobrevivência em um ambiente apocalíptico cheio de zumbis!


7 Days to Die é antes de tudo um survival game. Você está sozinho no mundo (isso se não tiver jogando com os amigos) e deve explorar, coletar material, construir uma base e se preparar para hordas de zumbis que acontecem de 7 em 7 dias, cada uma maior e com inimigos mais desafiantes que as outras. Isso inicialmente te passa um senso de urgência muito forte, fora isso você tem que se preocupar também em comer e beber e acredite, nos momentos iniciais do game isso é uma tremenda dor de cabeça.
Ao longo do jogo você vai passar por dilemas, como: "devo caçar ou coletar madeira para melhorar minha base?" ou coisas do tipo como: "preciso sair para minerar longe, será que da tempo de voltar antes de escurecer?"


Sim, durante o jogo, o dia é sempre mais tranquilo que a noite. Sair pela noite de 7 Days to Die é assustador! Existem eventos aleatórios que acontecem durante a noite que podem te matar rapidamente como a horda de cachorros ou a famosa e pavorosa screamer, uma zumbi mulher que tem um grito de tremer a espinha da coluna e que atrai mais zumbis para a área. Lembre-se, quando ela aparecer, você deve imediatamente procurar ela para matar, se você se esconder e esperar, só vai dificultar sua vida, juntando milhares de zumbis na sua porta.
O mapa do jogo pode ser gerado procedural ou pode ser o mapa padrão que já conta com áreas prontas de deserto, florestas, neve e cidades. Este mapa pronto é minha recomendação para um jogo mais divertido. Explorar a cidade causa momentos marcantes dignos de filme, como ficar por exemplo encurralado por zumbis e se trancar nas casas e lojas. Nesses locais sustos é bem comuns também. Espere para abrir portas e dar de frente com um zumbi ou ouvir um barulho e quando olhar para traz já ser muito tarde para uma reação.


O gráfico do jogo não é bonito, mas quem jogou as primeiras versões vão saber o quanto o gráfico evoluiu. É um jogo com gráfico adulto, uma paleta de cores mais morta, o que passa um clima pós apocalíptico perfeito quando o assunto é zumbis. O jogo ta em acesso antecipado ainda e podemos esperar melhoras nesse sentido.
O craft é ótimo, mas é pesadão demais, eu mesmo parei várias vezes pensando: "caramba! estou cansado de tanto cavar e cavar", mas, os momentos de tensão em cada horda de 7 dias e o sentimento de vitoria quando você passa vivo por uma, após se matar de craftar e preparar armadilhas para os zumbis, trazem sim aquele retorno de recompensa que todo game deve procurar entregar ao jogador.


Com relação a polidez do jogo, posso dizer que tem muitos bugs, principalmente se você quiser jogar multiplayer com os amigos, por sinal aqui fica uma pausa, este jogo é muito bom para se jogar coop, e no dia que eles resolverem 100% dos bugs será um exemplo de como um jogo pode ser divertido aliando trabalho em equipe e diversão. Alguns bugs que encontrei foram baús que paravam de abrir, blocos que não conseguiam ser quebrados, monstros que ficavam bugados na parede. O jogo é pesado também, e não pelo capricho dos gráficos, sim pela má programação, mas são coisas que aceitamos de um jogo em acesso antecipado. Esperamos que sejam consertados.


Em resumo, 7 Days to Die é um jogão, com muito futuro pela frente, tem alguns bugs? sim, mas, ele mesmo em acesso antecipado já entrega uma experiencia solida e interessante, apesar do tema de apocalipse zumbi ser manjado na cena gamer, me fez perder horas e com certeza vou jogar mais quando for lançado em definitivo. 




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