domingo, 4 de agosto de 2019

Ghost Recon Wildlands Ou Comandos em Ação Wildlands?



Quem tem mais de 30 anos com certeza brincou muito de Comandos em Ação na infância em meados dos anos 90. Eram as linhas de bonecos que eu mais curtia. Passava tardes brincando, criando situações mirabolantes de invasão a bases secretas, muito tiroteio e ação. Comecei falando sobre isso porque foi essa a lembrança que veio na minha cabeça enquanto jogava várias missões cooperativas do Ghost Recon Wildlands ao lado do meu grande amigo Andre.


Ghost Recon Wildlands não é nenhum lançamento. Pelo contrario. Estamos perto de receber a nova versão do game que deve ser lançado ainda em outubro deste ano de 2019. Mas comigo sempre foi assim. Comprei o jogo no lançamento, mas só vim jogar mesmo 2 anos depois. E foi um jogo que nos prendeu do inicio ao fim.



Dessa vez a analise vai ser diferente. Não quero falar sobre questões técnicas do jogo. Até porque já existem muitas na internet e com muito mais informações que eu poderia passar aqui. Ele realmente brilha em tudo. Gráficos, jogabilidade, áudio e usabilidade estão todos acima da média. É realmente um jogo incrível.
O que eu quero realmente é comentar sobre a experiencia que foi jogar Ghost Recon Wildlands apenas relatando uma das missões que nos levou ao ápice do jogo. Aquele momento que soltamos um palavrão e confirmamos para nós mesmos o show que estamos vendo na tela do computador.


Meu amigo Andre e eu recebemos uma missão da nossa comandante para expor um dos cabeças do el sonho (o vilão principal do jogo e líder de uma organização criminosa gigante que operava tráfico de drogas, armas e tinha influencia forte sobre o governo da bolivia). Este cabeça atuava dentro da igreja católica mas era a mente por trás de trafico de pessoas da região. Porem o cara era tido como um líder religioso de grande popularidade entre os religiosos. Logo não adiantava "pegar" ele soturnamente. Era preciso expô-lo aos fieis e ai sim captura-lo para que ele pudesse dar informações sobre o el sonho.


A ideia era invadir a igreja no dia da cerimonia de maior presença de publico, ter acesso ao controle multimídia da igreja e jogar um vídeo no telão com as provas para que todos pudessem saber a verdade. Porem para fazer isso precisávamos entrar furtivamente em um ambiente bastante vigiado por capangas a paisana do el sonho que nesta altura do jogo já sabiam que estávamos próximos de pegar ele. 


Esta foi uma das missões que me fez vibrar! Era como se eu estivesse dentro de um filme. Era como se eu estivesse lá com meus 8 anos de idade na casa que eu morava na minha infância, com todos os meus comandos em ação estrategicamente posicionados no meu quarto e com minha imaginação livre para criar cenas dignas de cinema.


Foi uma missão difícil. Tivemos que reiniciar várias vezes seja por tiros mau calculados ou exposição que fazia o bandido descobrir nossa presença e fugir do local dando missão fracassada. Por falar em fugir, foi em uma dessas que junto com meu amigo descobrimos a melhor forma de resolver a missão. Era preciso mais estrategia e evitar erros bobos. Dois adentrando por entre os capangas é o dobro de chance de ser descoberto. Porque não um invadir e o outro ficar do lado de fora em um jipe esperando o cabeça do el sonho fugir depois do vídeo passando na tela da igreja para que toda a população da cidade soubesse quem realmente ele era. E foi assim que fizemos em uma das melhores missões recentes em jogos que tive o prazer de jogar.


Lógico que falei superficialmente para não entregar spoilers, mas o jogo é recheado destes momentos e a possibilidade de se jogar com mais 3 amigos e compartilhar estas situações é realmente imperdível. O ponto negativo ficou para o fechamento final do jogo, que para explicar sem dar spoilers, podemos dizer que a direção do jogo resolveu por dar mais dramaticidade ao enredo poupando o jogador de um combate direto com o el sonho, que é esperado em todo gameplay. A forma como foi feito não me agradou, mas o caminho que percorremos na ultima missão até este momento foi muito bom, exigindo do jogador muita estrategia e cooperação. Mas este foi um detalhe negativo em um vasto e amplo relato de acertos. Ghost Recon vai ficar para sempre na memoria. São 46 horas de jogo gastas e a certeza que Ghost Recon Breakpoint já está na nossa lista de jogos a serem explorados nos próximos meses.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário