sábado, 10 de agosto de 2019

Legendary DXP - Vale a pena?


Em 2014 eu redescobri os jogos de tabuleiro modernos. Antes disso eu apenas conhecia os clássicos dos anos 90 como por exemplo o war da grow e adventures rpg como o hero quest da estrela. Todos esses jogos foram jogados muitas vezes por minha turma em tardes regadas a muita pizza e coca cola. Tempo bom que não volta mais.


Essa febre que tomou o país em 2014, fez com que eu voltasse a viciar nos jogos de tabuleiro, graças principalmente a Galápagos Jogos que passou a lançar vários jogos no Brasil. Nomes como Zombicide, The Lord of the Rings Card Game, The Resistance, Guerra dos Tronos foram alguns dos sucessos que fizeram esse hobbie que andava meio esquecido aquecer o mercado do país.


Comprei alguns destes jogos e consegui fazer com que o nosso grupo de amigos voltasse a se reunir para jogar nos finais de semana, mas, ainda sim era complicado a presença de todos. Distancia, esposa, filhos, trabalho e principalmente tempo, faziam a tarefa de se reunir, que era mais fácil na infância, se tornarem difíceis nos tempos atuais... Mas ai nos últimos 2 anos começou a ocorrer um outro fato curioso. Estes mesmos jogos físicos que passaram bom tempo esquecidos e que de repente voltaram para a mesa, agora começaram a fazer o percurso contrario, da mesa para o computador e video games. Os jogos de tabuleiro passaram a ter as suas próprias versões digitais, que de certa forma facilita reunir todos e o melhor de tudo, controla as regras para que o jogador não possa fazer nada de errado, tenha ele intenção ou não.


Teve um jogo em particular que sempre desejei que tivesse um lançamento no Brasil, mas nenhuma dessas editoras conseguiram trazer. O nome é Legendary Marvel, um jogo de deck building (nome comumente dado a jogos onde o objetivo é fortalecer seu deck de cartas para superar desafios propostos pela IA ou outros players). De todos esses jogos de cartas modernos, ele é na minha opinião, um dos melhores deck building do mercado, rivalizando junto com jogos que também sou muito fã como Pathfinder Adventure e The Lord of The Rings Card Game. Foi então que em 2017 a Skyreacher desenvolvedora resolveu criar a versão do legendary para computador, mas tinha uma diferença básica para a versão física. Por causa de problemas de direito de uso da marca, não conseguiram contrato com a marvel e decidiram criar seu próprio tema. Sairam então os heróis que amamos da marvel e entraram uma especie de anime medieval fantástico, mas sem nenhum carisma.


Eu comprei a versão no steam e comecei a jogar. Mas a vontade absurda que eu tinha de jogar Legendary Marvel versão física, eu não tinha de jogar o Legendary DXP no computador. Eram as mesmas regras e mecânicas, apenas com um tema diferente e ainda sim eu fazia vista grossa, até que deixei definitivamente o jogo de lado. Pois é amigos, tema faz toda a diferença. 


Ocorreu que a falta da propriedade intelectual da marvel fez o jogo ficar escondido na vasta biblioteca do steam, até que esse ano, os desenvolvedores decidiram tornar ele gratuito para jogar, vendendo apenas as expansões que adicionam novas cartas e schemas. Essas expansões podem ser compradas com dinheiro real ou juntando uma moeda do jogo, mas a quantidade necessária para comprar com esta moeda é tão grande que você precisaria de muitas horas jogando e olhe lá...


Então aconteceu algo interessante. O fato do jogo se tornar gratuito fez com que eu convidasse meus amigos para jogar partidas cooperativa sem que eles precisassem colocar a mão no bolso. E foi após essas partidas que tivemos que dar o braço a torcer. As regras e dinâmica do legendary realmente são tão boas que nos deixaram viciados pelo game, mesmo com um tema fraco e insosso.


Agora estamos todos nós quebrando a cabeça para decidir se vale a pena gastar alguns dolares para comprar as expansões, já que elas não são vendidas diretamente na steam. E acredito que vamos terminar fazendo isso. Agora imagine ai se tivéssemos os heróis da marvel em destaque nas cartas? Seria um sucesso absoluto. Mas não custa nada sonhar . Ainda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário