quarta-feira, 24 de junho de 2020

Dragon Age Origins em 2020?



Ano passado lembro que peguei o Mass Effect para jogar depois de muito tempo na fila dos jogos que eu tinha que concluir. A experiencia com certeza foi diferente do que seria se eu tivesse jogado no lançamento. Os gráficos se mostraram datados, porem o enredo por ser magnifico me fez ficar preso na tela até a rolagem dos créditos de final de jogo.


Pois bem, semana passada decidi pegar para jogar do inicio ao fim um outro jogo que estava na fila, mas dessa vez as condições eram diferentes. Dragon Age Origins eu joguei no lançamento por duas vezes. Uma no xbox e outra no PC e em ambas eu terminei largando o jogo no meio por um dos motivos que contarei adiante. Deixo registrado desde já que o Dragon Age Origins tem um enredo ainda melhor que o Mass Effect. Por sinal é um dos melhores RPGs que tive o prazer de jogar. Primeiro porque ele tem uma linha de historia diferente do inicio ao fim, onde tudo importa. Seja a raça que você escolhe para começar até as decisões dentro do game, tudo isso influencia bem pesado no final do jogo. Creditando ao game a possibilidade de ser re-jogado várias vezes!


Como todo jogo da Bioware, o Dragon Age Origins foca muito nos detalhes do enredo e nas interações com seus companheiros de party. Você controla seu personagem mais os três companheiros que escolher para te acompanhar na aventura. Durante as batalhas, você pode pausar o jogo para dar comandos aos personagens e isso é muito importante pois o jogo é muito difícil e em certo ponto cansativo. E entra aqui o principal e único ponto negativo do jogo aos longos das minhas 55 horas jogadas. O Dragon Age Origins tem um sistema de batalhas bem legal, mas ele insiste em criar encontros em demasia todo o tempo. Você acaba de ralar para matar um chefão com seus capangas e nem 1 minuto depois, você dá de cara com outro encontro ainda mais difícil e complicado de se vencer. Foi esse o motivo de eu parar por duas vezes de jogar, pois sempre que chegava na parte de Orzammar a diversão ficava de lado para quebrar a cuca com os milhares de encontros desnecessários que tem nessa região.



Só que dessa vez eu decidi que iria encarar o jogo do inicio ao fim. E percebi a obra prima que deixei de apreciar. O Dragon Age Origins tem um inicio muito legal e gostoso de jogar. Dá uma engasgadinha principalmente em Orzammar como eu já havia falado e engrena de novo na parte final, lembrando muito os filmes do Senhor dos Anéis, principalmente a sua grande e ultima batalha.
Jogar Dragon Age Origins em pleno 2020 foi uma experiencia interessante! Os gráficos envelheceram melhor que o Mass Effect, a jogabilidade apesar de desatualizada frente aos Dragon Age seguintes, ainda sim funciona muito bem. Os sons e as músicas são fantásticas. E o enredo amigos... Que enredo espetacular. Arrisco a dizer que é o melhor enredo dentre os três Dragon Age, apesar que em termo de jogo o Dragon Age Inquisition tenha sido no total um jogo mais completo na minha opinião!. 



Terminei o game e fiquei imaginando como desdobraria o final se eu tomasse algumas decisões de forma diferente. São poucos jogos que nos fazem pensar assim. Mas como aprendi no RPG, uma ação feita não pode ser desfeita. Meu personagem enfim cumpriu seu objetivo. Matou o Archidemon e por não ter feito o pacto de magia com a Morrigan, terminou perdendo a vida. Mas foi considerado um herói e por muito tempo cultuado em Ferelden.

Abaixo segue minhas escolhas caso você queira comparar com as suas:
  1. Fiz um humano guerreiro.
  2. Montei uma party com Alistair, Wynne e Leiliana (devido a condução do meu jogo ser focado em fazer coisas boas)
  3. Tive um romance com Leiliana.
  4. Consegui o apoio dos lobisomens.
  5. Em Orzammar escolhi o rei Harrowmont.
  6. Em Denerim matei o Loghain e deixei a sua filha governar já que Alistair realmente não queria isso.
  7. Recusei o pedido da Morrigan de fazer o pacto do bebe para que eu pudesse sair vivo após a morte do Archidemon.
  8. No final Matei o Archidemon no lugar de Alistair, afinal esse era o meu destino.

Recomendo ainda hoje o Dragon Age Origins. É um jogo que sai baratinho quando tem promoção na Steam. Por sinal estou instalando o Dragon Age II. Pois é mais um dos jogos que sempre tiveram na minha lista mas nunca encontrava tempo para jogar. Já sei que não vai ser grandioso como o Origins. Mas é Dragon Age e eu realmente curto muito a franquia!

Um comentário: